Portal Chamar Táxi

Notícias Destituído presidente da Coreia do Sul

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
55,626
Gostos Recebidos
1,576
Destituído presidente da Coreia do Sul

img_932x621uu2024-12-03-16-31-56-2180884.jpg


Yoon Suk-yeol anunciou a implementação da Lei Marcial a 3 de dezembro, mas levantou-a horas depois.

O parlamento aprovou a destituiçao do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, depois da implementação e rápido levantamento da Lei Marcial, avançou a Reuters.

Participaram no processo todos os 300 deputados da Assembleia Nacional (parlamento), tendo o resultado sido 204 votos a favor da moção apresentada pela oposição para destituir Yoon, 85 contra, três abstenções e oito votos nulos.

Para aprovar a moção, eram necessários pelo menos 200 votos a favor para obter uma maioria de dois terços no hemiciclo e, embora o voto seja secreto, pelo menos 12 deputados do Partido do Poder Popular (PPP), conservador e no poder, tinham de apoiar a destituição, uma vez que os partidos da oposição têm um total de 192 lugares.

Segundo a mesma fonte, após a decisão do parlamento, os poderes de Yoon ficam suspensos e o primeiro-ministro deverá assumir o cargo de Presidente interino.

A lei foi anunciada a 3 de dezembro e conduziu a uma crise política e social no país.

Recorde-se de que a Lei Marcial é a implementação de um regime militar temporário durante um período de emergência - como em situação de guerra - que apenas pode ser declarado pelo presidente. A lei proíbe greves, protestos, e atividades de associações políticas. Também tem implicações na liberdade de imprensa.

Correio da Manhã
 
Topo