• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Deve-se mesmo bater nas costas de alguém que se engasga? Toda a verdade

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,626
Gostos Recebidos
812
naom_63c1c87ebb551.jpg


Normalmente, as pessoas quando se engasgam conseguem ultrapassar o episódio sozinhas. "Se estão a tossir é porque as vias respiratórias não ficaram completamente obstruídas. E tossir é a melhor forma para expelir o líquido e o alimento que têm nos canais e que está a causar a situação", explica a pneumologista Susana Moreira, do grupo de saúde Lusíadas.






Contudo, "se alguém não conseguir respirar quando se engasga, então a situação pode tornar-se crítica e até levar um indivíduo à morte". Nesse caso, o primeiro passo é dar pancadas nas costas. "Deve-se bater cinco vezes no meio das costas da pessoa que se engasgou com a mão aberta e num movimento de baixo para cima para desobstruir os canais", diz a médica.





Se esta técnica não resultar, deve aplicar a Manobra de Heimlich, colocando-se de pé atrás da pessoa, que também deve estar de pé. Depois, passe o braço à volta do tronco e coloque um punho por cima do umbigo. Com a outra mão a segurar o punho pressione-o em direção ao diafragma, ou seja, para dentro e para cima. Este gesto "comprime os pulmões e exerce pressão em qualquer alimento (ou outro objeto) que esteja preso na traqueia ou na faringe", afirma Susana Moreira.


Caso a manobra não resulte após cinco tentativas, é necessário chamar ajuda médica.

IN:NM
 
Topo