Portal Chamar Táxi

Notícias Dezenas de milhares de pessoas protestam contra governo de Viktor Orbán após polémico perdão em caso de abuso infantil

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
56,210
Gostos Recebidos
1,595
Dezenas de milhares de pessoas protestam contra governo de Viktor Orbán após polémico perdão em caso de abuso infantil

img_900x509$2024_02_16_19_49_57_1573510.jpg


Caso conduziu à demissão da presidente e da ministra da Justiça húngaras.

Dezenas de milhares de cidadãos protestaram em Budapeste, Hungria, contra o Governo chefiado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, esta sexta-feira, relatou a agência Reuters.

Em causa está o escândalo motivado pelo perdão concedido pela presidente demissionária da Hungria a um homem condenado como cúmplice num caso de abuso infantil. O protesto, convocado por nove influenciadores digitais, é a maior manifestação contra o executivo do conservador Viktor Orbán em anos.

A polémica sobre o perdão concedido em abril de 2023 despoletou contestação na semana passada contra a presidente Katalin Novák. A aliada de Viktor Orbán demitiu-se no sábado. "Cometi um erro", admitiu no sábado a conservadora, de 46 anos.

A ministra da Justiça da Hungria, Judit Varga, também se demitiu na sequência do caso. O Fidesz, partido no poder há dez anos, deverá reagir este sábado aos protestos.

Correio da Manhã
 
Topo