Portal Chamar Táxi

Dia Mundial da Sida

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Vírus da SIDA já infectou 33 mil pessoas em Portugal


ng1065734.jpg


O Dia Mundial da Sida assinala-se hoje pela vigésima vez em todo o mundo, uma efeméride que visa lembrar uma infecção que já atingiu mais de 33 mil pessoas em Portugal desde 1983

Este ano, o lema das comemorações é a liderança, numa referência à importância de envolver os líderes políticos no combate à sida e, nomeadamente, para que estes assumam os compromissos assumidos para 2010 de garantir o acesso universal à prevenção e ao tratamento.

Em Portugal, aproveita-se o dia para destacar o papel das Organizações Não-Governamentais, em especial na prestação de cuidados e apoio social às pessoas que vivem com a infecção.

Na cerimónia oficial, a decorrer no Auditório dos Recreios da Amadora, estará a ministra da Saúde e a Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável, uma entidade que completa 15 anos de actividade e que há 10 desenvolve o projecto 'Viver com o VIH'.

Serão ainda colocadas telas alusivas ao Dia Mundial da Sida no Parlamento e em outros 1.510 edifícios públicos de todo o país para recordar que a resposta à doença é um assunto que diz respeito a todos.

Numa iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação, será ainda lançado, na terça-feira, um concurso para premiar os melhores projectos de prevenção do VIH nas escolas.

O concurso destina-se aos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ao ensino secundário. O Dia Mundial de Luta Contra a Sida surgiu durante um encontro mundial de ministros da Saúde sobre programas de prevenção da sida, em 1988.


Lusa / SOL
 
Última edição:

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Portugueses continuam mal informados sobre o virus HIV/Sida

Apesar de todas as campanhas, a sociedade portuguesa continua mal informada sobre a HIV/Sida. A conclusão é de um estudo da Universidade Católica divulgado, este domingo, dia mundial em que se assinala a luta contra a Sida.
A investigação da Universidade Católica refere que para além de não conhecerem os riscos da SIDA, são muitos os portugueses que recusam fazer a despistagem da doença.

Metade dos inquiridos tem vergonha de fazer os testes de diagnóstico à Sida. Em 80 por cento dos entrevistados, a doença é associada ao medo, muitos preferem não ir ao médico por temerem ser confrontados com eventuais resultados positivos.

A Sida é considerada a segunda doença mais problemática, a seguir ao cancro, mas a maioria dos portugueses desconhece quais os principais comportamentos de risco.

Muitos associam as relações sexuais sem preservativo ao risco de contrair a doença, mas apenas 14 por cento referem as relações com vários parceiros, como um comportamento a evitar.

A esmagadora maioria, 93 por cento, considera ainda que os doentes com Sida continuam a ser discriminados. Alguns entendem mesmo, que os seropositivos são o grupo mais discriminado em Portugal.

Já na luta contra a doença, os entrevistados destacam o empenho das áreas ligadas à saúde, investigação e solidariedade social, em sentido contrário a atitude do Estado, dos líderes de opinião, da Igreja e dos empregadores é vista com desconfiança.

O estudo com 603 entrevistados do instituto da Ciências da Saúde, da Universidade Católica, mostra ainda que um em cada três portugueses conhece um doente seropositivo.

Nos últimos 25 anos e de acordo com casos notificados, o virús HIV/Sida já infectou mais de 33 mil portugueses.


Fonte Inf.- TSF


.
 
Topo