Portal Chamar Táxi

Di'Anno-Side B -Rescaldo

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
E pronto...lá foi mais uma despedida. Sim, porque não acredito que volte a ver o Sr. Di'Anno ao vivo. Não que seja impossível ou improvável, e nem sequer se tratou de uma tour de despedida. Mas, tendo em conta a idade, e um estado da saúde...menos bom, vá...não sei não. Este homem precisava de estar numa casa de repouso.
Seja como for, foi o terceiro e o concerto do "desempate". O primeiro, há dez anos,em Wacken, foi muito fixe. O segundo, há uns anitos, em Corroios, foi a desgraça total, uma desastre, com um Di'Anno gordo, que se limitava a berrar e grunhir e que, aparentemente, mal se conseguia deslocar. Uma tristeza por ver uma figura tão ridícula em cima de um palco.
O concerto de Sábado, felizmente, permite-me ficar com uma boa memória do tipo que deu a voz a dois álbuns seminais da História do heavy metal, os dois primeiros de Iron Maiden, dando-lhes um rough edge, um som perigoso que, com a entrada do Bruce, os Iron Maiden deixaram de ter. Sim, o Bruce foi a melhor coisa que aconteceu aos Iron Maiden, e canta as canções do Di'Anno de forma muitíssimo competente. Mas na verdade ninguém as canta como o Di'Anno, com o carisma que ele lhes deu; pertencem-lhe, de facto. E uma oportunidade de as ouvir com aquela voz é, sempre, uma oportunidade única e de aproveitar. Desde que, claro está, as cante bem e como deve ser. Desde que cante e não grite. A dúvida estava em saber se ele ainda tinha voz para as cantar, depois do desastre do concerto anterior. Foi um risco mais ou menos calculado ir ao concerto, mas, felizmente, compensou largamente. É que não só o homem estava afinado e com vontade de cantar, como ainda por cima, surpreendeu(-me) de uma forma que não esperava possível. Foi o concerto o mais humana e historicamente possível da experiência de estar em Londres, no Ruskin Arms a assistir um concerto de Iron Maiden no início dos anos 80! Um luxo quase. A voz ainda está lá (obviamente menos forte, como é natural, para a idade), e, mesmo com tantos maus tratos, a verdade é que cumpriu o suficiente para deixar muitos de boca aberta!
Sim, é verdade, que se há-de fazer? Em geral tudo o que o homem fez depois não tem a mesma qualidade. Sim, construir uma carreira à custa de dois discos lançados em 1980 e 1981 não revela uma grande criatividade ou talento... mas que diabos! Será ele próprio o primeiro a reconhecer que é exactactamente por causa daqueles dois álbuns que ainda anda aí....são aquelas músicas que as pessoas querem ouvir na voz dele e é isso que ele nos dá. Chegou inclusivamente a agradecer ao público e aos fãs a oportunidade que ainda tem de poder andar pelo Mundo a cantar e a pôr comida na mesa lol.
Portanto, não compreendo aqueles que o colocam num trono apenas pelo facto de ter sido o vocalista dos primeiros discos de Maiden, como também não compreendo os que o deitam abaixo constantemente, por ser um "parasita", ou um "cretino" que vive à custa do passado. Não me interessa nem uma opinião nem outra. É óbvio que, por alguma razão, seja ela a droga, o alcool, a vida marginal e semi-hooligan que quis cultivar, o lado de bad boy e tough guy que sempre gostou de mostrar, seja por se ter rodeado de pessoas que não souberam aconselhá-lo, e ter "perdido o comboio", a verdade é que sabe bem ouvir a Charlotte, a Killers, a Phantom of the Opera, etc etc, com aquela voz. \m/







FONTE;
Bola Oito: Di'Anno @ Side B
 
Topo