• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dicas de manutenção e uso

H

helldanger1

Visitante
Conservação e Manutenção
Para que seu equipamento tenha uma vida longa e perfeito funcionamento, é preciso tomar certos cuidados na sua manutenção. Após uma pescaria, é recomendado que você o lave em água corrente e abundante, utilizando sabão neutro. Lave separadamente o carretel e o corpo do molinete ou carretilha, tomando cuidado para não mergulhá-los na água, bastando que deixe enxaguar bastante. Após deixá-lo totalmente limpo, enxugue-o antes de guardar.
Recomenda-se lubrificar o molinete ou carretilha de acordo com o manual de instruções do fabricante, de forma periódica.

CATEGORIAS CARRETILHAS MOLINETES
LEVE linhas de 8 a 12 lb linhas de 0.14 a 0.18 mm (3 a 5 lb)
MÉDIA linhas de 14 a 20 lb linhas de 0.18 a 0.28 mm (5 a 12 lb)
PESADA linhas de 25 a 40 lb linhas de 0.28 a 0.37 mm (12 a 20 lb)
EXTRA PESADA linhas acima 50 lb linhas acima de 0.37 mm (20 lb)

Carretilhas
Já falamos que as carretilhas são o equipamento ideal para arremessos de alta precisão. Por isso são preferidas pelos praticantes do baitcasting, ou seja, a pesca com iscas artificiais, onde a precisão do arremesso é fundamental para que as iscas atinjam exatamente o local desejado. Sua impopularidade deve-se à necessidade de conhecimento e técnica no seu manuseio. Afirmamos, porém, que seu uso não é tão difícil como se propaga, bastando atentar para algumas dicas como as que enumeramos a seguir.

carretilha3.gif


Como escolher o modelo certo
A carretilha deve ser escolhida em razão do peixe desejado. Esta relação é na verdade representada pela resistência da linha, já que é ela quem vai ter de suportar o peso que o mesmo faz durante a briga. Lembre-se de que dentro d'água, em pleno combate, ele tem seu peso real aumentado pela força que pode fazer para tentar escapar. Pensando nisso, em função do peso do peixe você define a linha com resistência adequada e a partir disto, uma carretilha que a suporte. Observe a capacidade máxima de metros que ele suportará em cada bitola de linha. Esta informação é fornecida por todos os fabricantes, gravada no próprio carretel. Algumas espécies de peixes demandam uma grande quantidade de linha para serem capturados.

Abastecimento de linha
Para abastecer a carretilha, coloque o tubo de linha em frente, de forma que gire para liberar a linha que será recolhida pela carretilha. Desta forma, procedendo o abastecimento com cuidado, evitará-se a torção da linha, que diminui sua vida útil. Tome cuidado para não encher demais o carretel, deixando sempre um espaço de aproximadamente 2mm entre a linha e a borda do mesmo.

Regulagem da carretilha
Este equipamento possui duas regulagens que necessitam de atenção: o freio e a fricção. O freio serve para não permitir o livre descaimento da linha, que proporciona a formação do blacklash, a famosa cabeleira. Sua regulagem depende diretamente da isca que for utilizar e é feita com o uso do botão de sintonia fina. Uma vez montado o equipamento e colocada a isca, balance a vara e verifique se a isca desce suavemente. Você deve usar a sintonia fina até que isto aconteça.
A fricção, como no molinete, é a responsável pela liberação da linha no caso de grande resistência oferecida pelo peixe fisgado. Sua regulagem é feita de forma similar, e deve ser feita a 1/4 de resistência da linha usada ou da vara, prevalecendo a menor resistência. Monte a vara com a carretilha abastecida e prenda a ponta da linha a uma balança de mola, do tipo usado em pescarias. Aplique pressão na vara e verifique a que peso o molinete começa a soltar a linha. Regule a fricção até que ela faça isto a 1/4 da resistência da linha (ou da vara, no caso de esta ser menor). Por exemplo, para uma linha cuja resistência seja de 20 libras, a carretilha deverá começar a liberar quando a balança acusar 5 libras.

Fazendo arremessos
Para arremessar com carretilhas você deve liberar o carretel acionando o botão do lado direito (ou o auto cast, caso a carretilha tenha esse recurso). Com o polegar, prenda o carretel e faça o movimento de arremesso, liberando o carretel quando atingir o ponto de lançamento para que gire e solte a linha com a isca. Assim que a isca atingir o ponto desejado, prenda novamente o carretel com o polegar para que o carretel pare de girar. Caso não faça isto, fatalmente acontecerá a formação da cabeleira na linha.
 
H

helldanger1

Visitante
Molinetes
Equipamento excelente para qualquer tipo de pescaria, como você já viu, tem suas vantagens e desvantagens com relação a outros. Saiba como utilizá-lo e dar a manutenção adequada ao seu equipamento.

Como escolher o modelo certo
A escolha do melhor molinete depende diretamente do peso e das características de resistência do peixe que você pretende pescar. Esta relação é na verdade representada pela resistência da linha, já que é ela quem vai ter de suportar o peso que o peixe faz durante a briga. Lembre-se de que um peixe dentro d'água em pleno combate tem seu peso real aumentado pela força que pode fazer para tentar escapar. De qualquer maneira, em função do peso do peixe você define a linha adequada e a partir daí, confira a capacidade do molinete, na quantidade máxima de metros que ele suportará em cada bitola de linha. Esta informação é fornecida por todos os fabricantes, gravada no próprio carretel. Algumas espécies de peixes demandam uma grande quantidade de linha para serem capturados.
Outra informação fornecida é o Gear Ratio, que nada mais é do que relação que indica a velocidade de recolhimento de linha do molinete. Uma relação de Gear Ratio 5:1 indica que cada volta da manivela representam 5 voltas no carretel. Esta relação é muito importante quando se pesca com iscas artificiais.
Observe também a quantidade de rolamentos (ball bearing) que o molinete possui. Quanto maior o número, mais suave e preciso será o funcionamento do equipamento.
Existem molinetes com regulagem de fricção frontal e traseira. O primeiro é mais tradicional, e o segundo o mais indicado para alterar a regulagem em plena operação. A escolha é pessoal, já que ambos funcionam muito bem.

molinete02.gif
 
H

helldanger1

Visitante
Abastecendo o carretel de linha

É preciso atenção especial no abastecimento do molinete com a torção da linha. A melhor maneria de evitar isto é fazer com que o tubo da linha fique na mesma posição do carretel do molinete. A linha deve desenrolar do tubo, na mesma direção em que o carretel do molinete gira ao recolher. Prenda a linha com os dedos, de forma que fique esticada ao entrar no molinete. Deixe um espaço de no mínimo 2 mm da borda do carretel.

Regulando a fricção
A fricção do molinete deve ser regulado com critério, para que ele possa proporcionar o máximo nas suas pescarias. O ideal é que seja regulada em 1/4 da resistência da linha que está sendo utilizada. No caso de estar utilizando uma vara com resistência menor que a linha, deve-se regular a 1/4 da resistência da vara. Para fazer esta regulagem, monte a vara com o molinete abastecido e prenda a ponta da linha a uma balança de mola, do tipo usado em pescarias. Aplique pressão na vara e verifique a que peso o molinete começa a soltar a linha. Regule a fricção até que ele faça isto a 1/4 da resistência da linha (ou da vara, no caso de esta ser menor). Por exemplo, para uma linha cuja resistência seja de 20 libras, o molinete deverá começar a soltar quando a balança acusar 5 libras.

Arremessando com o seu molinete
Para fazer um arremesso com o molinete, prenda a linha com o dedo indicador pressionando sobre a vara. Uma vez presa, libere o pick-up e faça o arremesso. Após a isca atingir a água, basta girar a manivela para ativar o pick-up e esticar a linha.

mol_abast.gif
 
Topo