mirror
In Memoriam
- Entrou
- Mar 13, 2007
- Mensagens
- 23,548
- Gostos Recebidos
- 0
Dividir um espaço sem construir paredes pode ser um desafio!

Pretende criar um espaço mais reservado na sua sala? Uma zona de vestir no quarto? Ou simplesmente disfarçar a porta da casa de banho que dá para a sala de estar ou para o hall de entrada?
A ideia passa por utilizar um elemento divisório vertical, que no mesmo espaço faça a separação de dois ambientes.
Por vezes é necessário criar um escritório mas não existe um espaço autónomo para o efeito. A solução pode passar pela colocação de um separador possibilitando a criação de um espaço mais recatado por forma a integrar o escritório na sala.
Na escolha do tipo de divisor é importante ter em atenção as características do espaço que pretende dividir. Pois quando se trata de espaços de reduzida dimensão deverá ser considerado um elemento vazado e leve, que permita a relação entre os dois ambientes e não sobrecarregue demasiado o espaço.
Sugestões:
Se pretende dar um ar fresco ao espaço, pode utilizar elementos naturais, tais como, os bambus. Este tipo de separador permite criar dois ambientes sem fechar completamente o espaço, mantendo a relação entre os mesmos. Seguindo o conceito “do it yourself” , basta fazer um caixote em “mdf”, nas dimensões que pretender, pintar na cor que desejar, encher com bolas de argila expandida e colocar as canas de bambu, com ou sem folhagem. Dentro do mesmo conceito poderá utilizar um separador em corda, sendo apenas necessário fazer duas caixas, uma superior (fixa ao tecto), outra inferior para colocação das cordas. Este sistema permite ajustar o distanciamento entre as cordas, de forma a termos um separador mais, ou menos fechado, adaptando às suas pretensões.
A estante / biblioteca também pode funcionar como elemento divisor, permitindo que exista ligação visual entre os dois ambientes através dos espaços vazios entre os livros. Esta tem a vantagem de nunca estar igual, sendo alterada conforme a disposição dos livros ou objectos.
Os biombos podem ser apenas elementos decorativos num canto da sua casa, mas também podem ser adaptados como separadores de ambientes. Estas peças são muito versáteis e práticas, permitindo unir ou dividir um espaço com um simples abrir ou fechar do biombo. A diversidade de materiais e dimensões existentes no mercado, possibilita uma fácil integração em cada tipo de decoração.
A utilização de tecidos / cortinados são uma excelente opção para espaço pequenos, porque permitem a separação de ambientes sem ocuparem fisicamente muito espaço. Os tecidos podem ser mais leves ou pesados, lúcidos ou opacos, com ou sem padrão, etc. A escolha depende do tipo de espaço e da decoração.
Ana Hipólito
Arquitecta
Veja aqui algumas Sugestões










