Portal Chamar Táxi

Didier Lockwood abre quinta-feira o 9.º Festival de Jazz do Funchal

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Música: Didier Lockwood abre quinta-feira o 9.º Festival de Jazz do Funchal


Porto, 01 Jul (Lusa) - O violinista francês Didier Lockwood é o cabeça-de-cartaz do primeiro dia do 9º Festival Jazz do Funchal, que se inicia quinta-feira nos jardins da Quinta Magnólia com a actuação da vocalista madeirense Angelina.

O saxofonista norte-americano Phil Woods, a vocalista brasileira Rosa Passos e o pianista cubano Chucho Valdés são os outros nomes sonantes do festival, que é organizado para a Câmara do Funchal pela empresa portuense Discantus.

A jovem cantora Angelina vai apresentar pela primeira vez no Funchal o seu CD de estreia, intitulado "Jazz Feelings".

A primeira noite do festival, uma quinta-feira, é encerrada por Didier Lockwood um músico ecléctico cuja carreira de 30 anos é testemunho de múltiplas influências musicais pelos mais diversos estilos musicais.

Na segunda noite do festival destaca-se a actuação do Quinteto de Phil Woods, um saxofonista da primeira linha dos últimos 50 anos de jazz que no início da sua carreira tocou com Dizzie Gillespie, Quincy Jones e Benny Goodman, entre outros.

O harmonicista francês J. J. Milteau, um bluesman virtuoso que se destaca pela energia com que se apresenta em palco, encerra, com o seu quinteto, a segunda noite do Funchal Jazz.

A abertura do terceiro dia do Funchal Jazz está a cargo da cantora e guitarrista de jazz brasileira Rosa Passos, celebrada pela crítica e pelo público pelo seu "swing extraordinário" e pela sua voz poderosa.

Com uma carreira de 40 anos, Rosa Passos, que vem acompanhada por um grupo de músicos de grande qualidade, é celebrada nos Estados Unidos como "uma das personalidades musicais brasileiras realmente dedicadas à reinvenção da música do seu país sem preocupações comerciais".

O concerto de encerramento do 9º Funchal Jazz está a cargo do cubano Chucho Valdés, por muitos considerado, como o melhor pianista do mundo.

Senhor de uma técnica extraordinária e de uma criatividade transbordante, Chucho Valdés fundou em 1973 o grupo de jazz Irakere, com Paquito de Rivera e Arturo Sandoval, que se celebrizou pela fusão entre as linguagens do jazz, do rock e da música cubana.

Chucho Valdés, que vem acompanhado por um quinteto, tem na sua extensa discografia, algumas da mais impressionantes páginas do piano de jazz das últimas décadas.


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 
Topo