- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,553
- Gostos Recebidos
- 1,114

Praticar exercício físico regularmente é um ótimo candidato. “Se tiver em conta todos os fatores de estilo de vida que diminuem a incidência do número de dias durante os quais é afetado por constipações ou gripes, ser uma pessoa fisicamente ativa é o mais importante”, explica David Nieman, professor de saúde pública e diretor do Laboratório de Performance Humana, na Universidade Appalachian State, nos Estados Unidos, em declarações à revista TIME.
Nieman passou décadas a examinar os efeitos da atividade física na saúde humana e no sistema imunitário. Num dos estudos que conduziu, ele e os seus colegas concluíram que 30 minutos de caminhada rápida aumenta a circulação das células que matam elementos invasores, dos glóbulos brancos e de outros ‘guerreiros’ que protegem o sistema imunitário.
O professor refere que praticar entre 30 a 60 minutos diários de atividade física moderada – como caminhar, andar de bicicleta ou correr – otimiza significativamente o sistema imunitário.
Para além do exercício, dormir bem é outra forma de proteger o seu organismo.
“Observamos gémeos idênticos, um dos quais geralmente dormia uma hora a menos do que o outro”, diz o médico Nathaniel Watson, professor de neurologia na Universidade de Washington e o primeiro autor de um estudo de 2017 sobre o sono e o sistema imunitário. “Apurámos que no gémeo que dormia menos certos padrões genéticos relacionados com o sistema imunitário haviam sido suprimidos”.
Finalmente, consumir uma dieta saudável e variada é essencial. “Os alimentos que ingere servem como combustível para o funcionamento do corpo e sem combustível adequado o sistema imunitário não funciona tão bem”, explica o médico e investigador Jason Goldsmith, na Universidade da Pensilvânia.
Goldsmith alerta que muitos indivíduos têm falta de certas vitaminas e minerais. “Sobretudo de vitaminas B, C e D e de zinco fundamentais para um ótimo funcionamento do sistema imunitário”.
IN:NM