Portal Chamar Táxi

Dioxinas em ovos e carne de frango em nove dos 16 Estados federados alemães

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
ng1420064.jpg

Polícia durante as buscas à empresa suspeita​

O escândalo das dioxinas em ovos e frangos na Alemanha alastrou a nove dos 16 estados federados e, segundo dados oficiais, há cerca de 150 mil toneladas de rações para animais contaminadas com gorduras sintéticas.

A gordura para fabricar tais rações, provenientes do fabrico de biodiesel e que estava contaminada com dioxinas, foi vendida a 25 empresas de todo o país por uma firma do norte da Alemanha, a Harles & Jentzsch.

As instalações da empresa, em Boesel, já foram alvo de buscas policiais, e o Ministério Público de Itzehoe abriu na quarta-feira um processo-crime contra os seus responsáveis.

O administrador da Harles & Jentzsch, Siegfried Sievert, disse a um jornal local que as gorduras sintéticas originárias do fabrico de biodiesel "foram introduzidas acidentalmente" na produção de gorduras para rações.

As gorduras sintéticas em questão são muito mais baratas do que outras gorduras usadas na produção de rações, e as autoridades judiciais suspeitam que a empresa tentou pura e simplesmente reduzir custos.

A ministra da Agricultura e da Defesa do Consumidor, Ilse Aigner, duvidou das explicações e afirmou que "quem pôs em risco a existência de centenas de explorações agrícolas e a saúde dos consumidores tem de prestar contas dos seus actos".

A Federação dos Agricultores Alemães já exigiu indemnizações para as explorações agrícolas afectadas e anunciou que irá processar judicialmente os responsáveis pelos prejuízos.

Entre meados de Novembro de meados de Dezembro, a Harles & Jentzsch terá vendido aos fabricantes de rações cerca de três mil toneladas de gorduras sintéticas, com as quais deverão ter sido produzidas cerca de 150 mil toneladas de comida para frangos, galinhas, suínos e perus, segundo um relatório do ministério da agricultura divulgado na imprensa alemã.

As quantidades de dioxinas detectadas em ovos e frangos obrigaram já ao encerramento de mais de mil explorações agrícolas em vários pontos do país, mas sobretudo na Baixa-Saxónia, onde se concentra a criação de aves e a produção de ovos.

Na Renânia, foram também abatidas e incineradas, já no princípio da semana, oito mil galinhas poedeiras de um aviário em Soest, depois de terem sido ali descobertos alvos valores de dioxinas nas rações ali consumidas.

As dioxinas contém substâncias cancerígenas, mas as entidades oficiais, nomeadamente o Instituto para a Avaliação de Riscos, já tentou tranquilizar os consumidores, garantindo que os valores encontrados em ovos estão abaixo dos limites que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera perigosos.

Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Risco de contaminação por dioxinas fecha mais de 4 mil explorações agroalimentares al

Mais de quatro mil explorações agroalimentares na Alemanha foram provisoriamente fechadas devido ao risco de contaminação por dioxinas, anunciou hoje, sexta-feira, o Ministério da Agricultura.

Ao todo foram encerradas, por precaução, 4.709 quintas, a maioria, 4.468, na Baixa-Saxónia. Trata-se, essencialmente, de explorações de porcos, adiantou o ministério, num balanço citado pela agência AFP.

Uma elevada taxa de dioxinas, nocivas para a saúde, foi detectada em ovos, em Dezembro, obrigando a Alemanha, mas também o Reino Unido e a Holanda a adoptarem medidas.

As rações para animais contaminadas, já estavam a ser utilizadas há 10 meses, revelou hoje, sexta-feira, o ministério da tutela.

Já em Março de 2010, um laboratório privado detectou altos níveis de dioxinas em amostras de gordura para fabrico de rações na firma Harles e Jentzsch, que está no centro do escândalo, e já foi alvo de buscas e de um processo-crime do ministério público, noticia no jornal Hannoversche Allgemeine.

A quantidade autorizada de 0,75 nanogramas de dioxinas por quilo de gordura foi ultrapassada em mais do dobro nas referidas amostras, confirmou também o ministério da agricultura da Baixa-Saxónia, Estado federado mais atingido pelo problema.

As autoridades alemãs já garantiram que as gorduras contaminadas para fabrico de rações só foram vendidas a empresas alemãs, mas entretanto a Comissão Europeia revelou que produtos lácteos da Alemanha, provavelmente também contaminados, foram comercializados no Reino Unido.

A ministra da Agricultura e da Defesa do Consumidor, Ilse Aigner, propôs, no entanto, que seja criada legislação a nível europeu para proteger a cadeia de rações para animais.

"Quem fabrica gorduras para rações, não pode produzir nas suas instalações, simultaneamente, materiais para a indústria técnica", disse Aigner, referindo-se ao facto de a Harles & Jentzsch ter utilizado gorduras sintéticas provenientes do fabrico de biodiesel para rações de animais, como a administração da empresa já admitiu.

O aparecimento de dioxinas em ovos levou já as autoridades sanitárias a retirar do mercado muitos lotes, e a revelar o número de outros para que lojistas e consumidores os retirem de circulação.

Foram também apreendidas dezenas de toneladas de carne de frango para análise, e abatidas e incineradas mais de oito mil galinhas poedeiras de um aviário da Renânia, no princípio da semana.

As dioxinas surgem regularmente na cadeia alimentar, devido a reacções químicas, mas contém substâncias cancerígenas, e por isso há limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde, para além dos quais a saúde pública pode estar em risco.

As autoridades sanitárias alemãs já garantiram, no entanto, que apesar de os valores de dioxinas detectados nas rações para animais, nos ovos e na carne e frango serem elevados, não há risco para a saúde pública.

Jornal de notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Ministra da Agricultura pede sanções severas no caso das dioxinas

A ministra da Agricultura alemã, Ilse Aigner, pediu hoje, domingo, sanções severas contra os responsáveis pelo escândalo das dioxinas na Alemanha, numa entrevista ao jornal "Bil am Sonntag", citada pela AFP.

Quando as primeiras medidas contra as importações de carne alemã foram tomadas na Coreia do Sul, Rússia e Eslováquia, Aigner afirmou que a justiça "deve intervir com severidade" contra os responsáveis.

O Ministério Público abriu um inquérito por infracção à legislação sanitária contra o patrão da "Harles und Jentzsch" - fabricante alemão que entregou em Novembro e Dezembro as rações contaminadas destinadas a animais para fabricação de alimentos. As suspeitas de burla e fraude fiscal pesam igualmente sobre si.

Aigner manifestou inquietação pelos produtores alemães obrigados a cessar a sua actividade por precaução, devido à contaminação por uma dioxina de alimentação animal.

"É um duro golpe para os nossos camponeses. Eles encontram-se nesta situação após manigâncias de algumas pessoas, quando estão inocentes e impedidos de negociar as suas mercadorias", acrescentou.

No sábado, o número de explorações de porcos, galinhas e vacas forçadas a cessar as entregas na Alemanha baixou para 4.000, contra 4.700 na sexta-feira, com os resultados dos exames sobre a taxa de dioxinas a revelarem-se satisfatórios, segundo o Ministério da Agricultura.

Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Defesa do consumidor alemã acusa Governo de protecção à indústria alimentar no caso d

O presidente da organização alemã de defesa dos consumidores Foodwatch, Thilo Bode, acusou hoje, domingo, o Governo de Angela Merkel de graves erros no escândalo de contaminação por dioxinas e de actuar em benefício dos interesses da indústria alimentar.

Em declarações publicadas na página electrónica do diário "Saabrucke Zeitung" e citadas pela agência EFE, Thilo Bode, ex-director da Greenpeace na Alemanha, assegurou que o Governo federal "tem uma estratégia de exportação muito clara para os produtos de carne" e não tem, por isso, qualquer interesse em endurecer os controlos sobre a indústria alimentar.

Para o dirigente da Foodwatch, o actual escândalo de contaminação de rações por dioxinas é só "uma ponta do iceberg".

Cerca de 80% da taxa de dioxinas considerada tolerável pela Organização Mundial de Saúde "provém dos alimentos", segundo Bode.

Este defensor dos consumidores adiantou que muitas das coisas que antes acabavam numa incineradora agora terminam na indústria alimentar.

O responsável, autor do livro "Os Falsificadores de Comida", exigiu à indústria alimentar que se submeta a análises separadas a todos os componentes que se usam para fabricar alimentos e que se informem as autoridades em caso de taxas elevadas de dioxinas.

"É uma barbaridade decidir que não é tão grave", criticou Bode, referindo-se aos políticos de cargos distintos, entre eles a coligação do Governo, que insistem que não existe qualquer problema para a saúde dos seres humanos.

Bode recorda que há um ano ocorreu outro caso de contaminação por dioxinas com cereais procedentes da Ucrânia.

"O consumidor é de novo vítima", disse.

A Alemanha encerrou já cinco mil explorações avícolas e suínas devido a uma contaminação por dioxinas, cujos efeitos poderão deixar em apertos a poderosa indústria alemã exportadora de carne, principalmente de porco.

Coreia do Sul e Eslováquia foram os primeiros países a suspender a importação de carne alemã, enquanto governos como o italiano e o russo decidiram endurecer os controlos.

Em Portugal, uma fonte do Ministério da Agricultura afirmou que a informação que há a nível europeu é de que nenhuma da carne contaminada saiu da Alemanha.

Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
Dioxinas levam ao abate de centenas de porcos

O ministro da Agricultura da Baixa Saxónia, Gert Hahne, anunciou hoje, terça-feira, que centenas de porcos devem ser mortos numa quinta do Estado, que registou elevados níveis de dioxinas.

As análises foram realizadas aos animais pelo facto da quinta ter comprado rações à empresa alemã Harles & Jentzsch, que produziu gordura usada nas rações infectadas.

Amostras da gordura continham mais de 70 vezes a quantidade aprovada de dioxinas.

O escândalo rebentou na semana passada, quando investigadores alemães encontraram níveis excessivos de dioxinas em ovos e depois em algumas galinhas.

As autoridades congelaram depois as vendas de aves, porcos e ovos de milhares de quintas alemãs.

Jornal de Notícias
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,091
Gostos Recebidos
494
China suspende importações de produtos à base de ovos e porco da Alemanha

A China suspendeu as importações de produtos à base de ovos e de porco fabricados na Alemanha, na sequência da contaminação de alguns deles por dioxinas, anunciou hoje a administração chinesa responsável pela qualidade dos produtos alimentares.

A medida começou na terça-feira, segundo esta administração, que precisou que os produtos são sujeitos a testes à sua chegada à China para ver se estão contaminados por dioxinas, noticia a agência France Press.

O objectivo é "averiguar que substâncias nocivas contêm os alimentos que entram na China para proteger eficazmente a vida e a saúde dos cidadãos", segundo o comunicado publicado no sítio de Internet desta administração, a AQSIQ.

Na terça-feira, o escândalo das dioxinas na cadeia alimentar ampliou-se na Alemanha, quando um teste revelou que a carne de porco foi contaminada numa das explorações agrícolas encerradas na sequência de uma contaminação de ovos por dioxinas.

Jornal de Notícias
 
Topo