Portal Chamar Táxi

Discurso : Ter animais de estimação é coisa de brancos, diz Presidente sul-africano

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou num discurso perante milhares de pessoas que ter animais domésticos é um hábito da “cultura branca”. As declarações acabaram por gerar polémica.

Jacob Zuma disse esta semana, num discurso perante milhares de pessoas na África do Sul, que ter um cão ou um gato são coisas de brancos. De acordo com o jornal sul-africano Mercury, para o Presidente sul-africano gastar dinheiro a comprar um animal de estimação, levá-lo ao veterinário ou a passear são comportamentos que não são naturais para os africanos.

Na mesma ocasião, o chefe de Estado considerou que o principal traço da cultura africana é a preocupação com a família. No seu discurso, perante milhares de pessoas, Zuma criticou uma nova geração de jovens africanos que estão a tentar adoptar outros estilos de vida e até a tentar imitar outras etnias. "Mesmo que apliquem qualquer tipo de loção e alisem o cabelo nunca serão brancos", disse Zuma, citado pelo jornal.

As declarações desencadearam uma reacção negativa nas redes sociais e alguns donos de animais acusaram o Presidente de insensibilidade, enquanto outros comentadores chegaram mesmo a acusá-lo de racismo.

Após a polémica, o governo sul-africano tentou relativizar as afirmações de Zuma e o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, afirmou, esta quinta-feira, que o chefe de Estado estava apenas a alertar contra quem tem maior amor aos animais do que aos seres humanos.

"Mais do que isso, a mensagem essencial do Presidente foi sobre a necessidade de descolonizar a mente africana, para permitir que a maioria africana, que antes era oprimida, aprecie e ame quem é e mantenha a própria cultura", adiantou o porta-voz.

nmt
 
Topo