• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Doença coronária leva a perda mental .

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
As suspeitas de que as doenças coronárias poderiam ter efeitos nocivos no racicínio confirmam-se, de acordo com um estudo científico. A solução está no combate ao tabagismo, colesterol, diabetes e hipertensão.

A doença cardíaca coronária está associada a perda de raciocínio, de vocabulário e de fluência verbal, primeiros sintomas de demência, indica um estudo publicado pelo "European Heart Journal", principal revista europeia de cardiologia.

O estudo foi realizado durante 17 anos com 5837 funcionários públicos londrinos de meia-idade, 11% dos quais sofreu de doença coronária durante aquele período - explicou Archana Singh-Manoux, autora principal.

A capacidade cognitiva foi medida até aos 61 anos, uma idade ainda sem intervenção de outros factores de risco que poderiam confundir os resultados.

A investigação concluiu que quanto maior é o tempo transcorrido depois do diagnóstico de doença coronária, pior é o desempenho cognitivo da pessoa, sobretudos nos homens. "Não compreendemos muito bem como funciona a doença coronária nas mulheres, talvez por haver menos casos", referiu a investigadora do University College de Londres e do Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica de França.

Segundo as conclusões do estudo, se os factores de risco das doenças coronárias forem combatidos, poderá combater-se também o desenvolvimento da demência em idades mais avançadas.

Os factores de risco são o tabagismo, diabetes, hipertensão e colesterol altos, que em grande medida se podem prevenir se a pessoa deixar de fumar, optar por uma alimentação equilibrada e praticar exercício física - recordou.

"Os nossos resultados sobre a ligação entre doença coronária e cognição sublinham a importância destas medidas preventivas ao destacarem o impacto destes factores de risco não só na doença coronária mas no desempenho cognitivo da pessoa", acrescentou.

Este é o primeiro estudo em grande escala que examina a associação entre a doença coronária e os problemas cognitivos associados à demência, salientou Archana Singh.

"É importante esclarecer a ligação entre as duas doenças", sublinhou. "A prevalência da demência aumenta com a idade, duplicando cada quatro ou cinco anos depois dos 60, pelo que mais de um terço dos octogenários têm provavelmente demência".

Até agora, os investigadores centraram-se mais na relação entre os acidentes cerebrovasculares, menos frequentes na população que a doença coronária, actualmente um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido.


JN:right:
 
Topo