• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Doentes novos em lista de espera por um rim duplicaram

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng4717912.JPG


No final de 2014, existiam 1970 doentes a aguardar por cirurgia. Subida de casos relacionado com a decisão de se querer fazer transplantes mais cedo, evitando diálise.





O número de novos doentes em lista de espera por um rim quase duplicou no ano passado. Segundo a Newsletter Transplant de 2015, que analisa a atividade da transplantação em todo o mundo, em 2014 foram colocadas em lista de espera pela primeira vez 609 doentes (no total são 1970), quando em 2013 tinham sido 320. Uma subida de necessidades que fez aumentar também o número de pessoas em diálise (12 085 no ano passado). Ana França, a coordenadora nacional da transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), explicou ao DN que há um aumento de doentes com insuficiência renal, mas também "se tem procurado incluir mais cedo os doentes em lista de espera"."Portugal, a par da Turquia, é o país que tem o maior índice de novos doentes. Talvez devido à dieta pouco restritiva em sal e à falta de prevenção". A diabetes, que está muito associada à insuficiência renal, também afeta um número recorde de portugueses. O envelhecimento da população motiva ainda esta subida de doentes e de necessidades, mas Ana França acredita que as alterações nos critérios para transplante também foram responsáveis pela duplicação de doentes.



dn
 
Topo