kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 2
Jack Straw é um dos envolvidos, mas nega qualquer crime
O deputado trabalhista Jack Straw e o conservador Malcolm Rifkind foram suspensos pelos respetivos grupos parlamentares devido a investigação jornalística. Escândalo ameaça os partidos a três meses das legislativas
No mínimo cinco mil libras por dia, isto é, 6800 euros. Foi esse o valor que dois deputados britânicos, que já foram chefes da diplomacia do Reino Unido, pediram a uma empresa de comunicação chinesa em troca da sua influência política. Uma empresa que na realidade não existe e cujos representantes eram jornalistas do Daily Telegraph e do Channel 4. Os dois implicados no escândalo de "favores por dinheiro", o trabalhista Jack Straw e o conservador Malcolm Rifkind, negam qualquer crime, mas já foram suspensos dos grupos parlamentares.
Doze deputados britânicos foram contactados por e-mail por alegados representantes da agência de comunicação PMR, sedeada em Hong Kong, que estaria interessada em contratá-los para o seu conselho consultivo de forma a entrar no mercado britânico e europeu. Seis não responderam, um disse que os seus contactos não estavam à venda e outro recusou qualquer reunião antes de investigar a empresa. Straw e Rifkind concordaram em encontrar-se com os representantes da empresa, que filmaram as reuniões para o documentário Alugam-se Políticos, que passou ontem à noite no Channel 4.
dn