• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Doogee BL12000: uma tecnologia de carregamento secreta?

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
5,095
Gostos Recebidos
2
Foi no início de janeiro que demos a conhecer um smartphone com a bateria de maior capacidade alguma vez colocada num smartphone, o Doogee BL12000 com bateria, claro está, de 12000 mAh.

Uma das questões que surge desde logo é o tempo de carregamento. Quanto tempo levará o BL12000 a carregar na sua totalidade? A Doogee garante que os 12000 mAh levam 4 horas a carregar… Haverá aqui algum segredo?



Aumentar a autonomia dos smartphones e melhorar a sua eficiência de carregamento em segurança tem vindo a ser um desafio para os fabricantes. Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento em termos de capacidade destas baterias, mas a verdade é que os equipamentos têm hardware cada vez mais exigente e as aplicações requerem cada vez mais disponibilidade energética.



Evolução da capacidade das baterias ao longo dos anos.

As tecnologias de carregamento rápido estão a ser cada vez mais utilizadas pelas fabricantes, no entanto, esta tecnologia coloca em questão a segurança das mesmas. O carregamento tem que ser controlado sob pena de existir sobrecarga ou sobreaquecimento.

A velocidade de carregamento depende, essencialmente, da tensão e corrente de saída e da qualidade do cabo. Pensando numa analogia de abastecer combustível num veículo onde, para acelerar o processo, ou se pode aumentar a pressão de entrada do combustível ou alargar a tubagem… No caso dos smartphones, um aumento significativo da corrente poderá não ser suportado pelo cabo.



A Doogee, por conta destas preocupações por parte dos consumidores, tentou explicar de que forma consegue colocar os seus 12000 mAh do Doogee BL12000, divididos por duas baterias de 6000 mAh, a carregar em apenas 4 horas.

Segundo a marca, a tecnologia de carregamento rápido associada aos seus smartphones tem uma tensão limitada a 12V e a corrente aumentada para 3A, algo que faz com que carregue a uma maior velocidade mais sem colocar em causa a segurança.



Sobre o Doogee BL12000

A Doogee lançou dois modelos que partilham muitas das suas especificações: o Doogee BL12000 e um modelo Doogee BL12000 Pro.

Em termos de especificações contam com SoC octa-core Helio P23 e ecrã FullHD+ de 6 polegadas. O BL12000 conta com 4 GB de RAM e o Pro com 6 GB. Em termos de armazenamento interno o BL12000 tem com 32 GB e o BL12000 Pro surge nas versões de 64 GB e 128 GB.

As câmaras destes novos modelos constituem também uma novidade no universo dos smartphones, com a câmara frontal dupla a contar com lente de grande angular de 130º de 16 MP. Já a câmara traseira também se apresenta com dois sensores, um de 16 MP e outro de 13 MP.



Adicionalmente, conta com um sensor de impressões digitais na traseira, porta USB para carregamento rápido e OTG, para servir de Powerbank. É dual-SIM LTE com suporta da banda 20.

Em termos de dimensões, o BL12000 não é propriamente um equipamento pequeno e leve, mas com 12000 mAh não se esperaria tal coisa. Mede 162 x 74,7 x 14 mm e pesa uns poucos 300g.
 
Topo