• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dreambox e Windows 10

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Mensagens
90
Gostos Recebidos
0
Boa noite, hoje comprei um portátil com Windows 10 e assim que liguei o computador pude verificar que na rede aparece a minha dreambox e a meu espanto consigo ter acesso a todos os ficheiros sem password quando eu meti uma password na dreambox. Alguém me pode explicar se isto é normal ? Com o programa só tenho acesso com password e com o Windows 10 tenho acesso a tudo sem a password.
 

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Mensagens
1,010
Gostos Recebidos
1
Boa noite, hoje comprei um portátil com Windows 10 e assim que liguei o computador pude verificar que na rede aparece a minha dreambox e a meu espanto consigo ter acesso a todos os ficheiros sem password quando eu meti uma password na dreambox. Alguém me pode explicar se isto é normal ? Com o programa só tenho acesso com password e com o Windows 10 tenho acesso a tudo sem a password.

Isso já acontecia comigo no 7, é normal uma vez que a dream faz parte da mesma rede privada.
 

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Mensagens
90
Gostos Recebidos
0
Isso quer dizer que ninguém consegue acesso fora da rede doméstica? Porque não me pede o código de acesso uma vez que mudei a password da dream ?
Isso já acontecia comigo no 7, é normal uma vez que a dream faz parte da mesma rede privada.
 

tugabit

GF Ouro
Entrou
Jun 3, 2012
Mensagens
1,010
Gostos Recebidos
1
Isso quer dizer que ninguém consegue acesso fora da rede doméstica? Porque não me pede o código de acesso uma vez que mudei a password da dream ?

Se tens as definições para que tal aconteça, não. Tens a pass alterada certo?
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
É uma situação normal e útil... quando funciona, pois por vezes não dá sabe-se lá a razão. Nada que não se resolva com um programa como Advanced Ip Scanner, por exemplo.

Anda por cá um tópico que alerta para isto... "isto" é facto de se não forem tomadas medidas de protecção à nossa rede, podem existir consequências. Era o tópico relativo à conta de convidado nos routers (o saudoso Fonseca teve uma excelente intervenção neste)...

Ou seja, se dás a tua password de rede a convidados eles tem acesso a isto... e depois existe sempre a possibilidade de essa mesma password passar a estar num "banco de passwords"... outra situação são os routers dos operadores com a chave wifi comum e que são acessíveis. Muda a chave da tua rede sem fios, para começar. Se tens convidados em casa, verifica se é possível atribuir definir uma conta de convidado no router.

Só aqui falta uma Zero vá-se lá saber a razão :shy_4_02::

NHZbQCx.png

Podes, também, deixar de ter acesso a estes dispositivos:

mqZDOte.png

Aqui no meu está "consentido"... acho que consegues ver a directoria, é só negar esta função... mas eu uso-a muito por causa dos picons. Também moro "atrás do sol posto" onde há mais quadrúpedes e aves que pessoas, sendo que as pessoas aqui não andam nestas "coisas"... mas, quem vem cá a casa, se quer internet usa a conta de convidado!
 

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Mensagens
90
Gostos Recebidos
0
A rede cá em casa não me preocupa, até porque todos usamos acesso convidado em que aplico mesmo restrições à certos conteúdos Internet para os mais novos cá da casa. O que realmente me deixou de boca aberta foi o facto de nem me pedir a password. Fiquei a pensar se alguém de fora pode ter acesso à minha dreambox, se me estou a fazer compreender. Obrigados pela boa dica :)
É uma situação normal e útil... quando funciona, pois por vezes não dá sabe-se lá a razão. Nada que não se resolva com um programa como Advanced Ip Scanner, por exemplo.

Anda por cá um tópico que alerta para isto... "isto" é facto de se não forem tomadas medidas de protecção à nossa rede, podem existir consequências. Era o tópico relativo à conta de convidado nos routers (o saudoso Fonseca teve uma excelente intervenção neste)...

Ou seja, se dás a tua password de rede a convidados eles tem acesso a isto... e depois existe sempre a possibilidade de essa mesma password passar a estar num "banco de passwords"... outra situação são os routers dos operadores com a chave wifi comum e que são acessíveis. Muda a chave da tua rede sem fios, para começar. Se tens convidados em casa, verifica se é possível atribuir definir uma conta de convidado no router.

Só aqui falta uma Zero vá-se lá saber a razão :shy_4_02::

NHZbQCx.png

Podes, também, deixar de ter acesso a estes dispositivos:

mqZDOte.png

Aqui no meu está "consentido"... acho que consegues ver a directoria, é só negar esta função... mas eu uso-a muito por causa dos picons. Também moro "atrás do sol posto" onde há mais quadrúpedes e aves que pessoas, sendo que as pessoas aqui não andam nestas "coisas"... mas, quem vem cá a casa, se quer internet usa a conta de convidado!
 

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Mensagens
90
Gostos Recebidos
0
Já agora, para segurança da dream é só mesmo mudar a password, ou podemos fazer algo mais de maneira que do exterior estejamos protegidos de um ataque ?
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
A pass so serve para telnet, ftp e webif (qd activado o login), o q vocês estão a falar é o samba da box.
Se n abrirem a porta de samba para a net e n tiverem ninguém estranho na vossa rede local não tem qq problema.
Mas se querem tb o samba com pass têm que editar o ficheiro smb.conf

p.Rodrigues isso de só te aparecer uma das zero é por causa do dns da box, são iguais nas duas e tens q editar uma delas. É tb no smb.conf para alterares o dns de uma das boxes e depois de um reboot já irá aparecer com o novo nome
 
Última edição:

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
A pass so serve para telnet, ftp e webif (qd activado o login), o q vocês estão a falar é o samba da box.
Se n abrirem a porta de samba para a net e n tiverem ninguém estranho na vossa rede local não tem qq problema.
Mas se querem tb o samba com pass têm que editar o ficheiro smb.conf

p.Rodrigues isso de só te aparecer uma das zero é por causa do dns da box, são iguais nas duas e tens q editar uma delas. É tb no smb.conf para alterares o dns de uma das boxes e depois de um reboot já irá aparecer com o novo nome

As coisas que tu sabes Amigo!!!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
As coisas que tu sabes Amigo!!!

ja foram muitas horas de sono perdidas, e há algumas situações que já as vive e que entretanto la fui resolvendo com muitas buscas e testes
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
ja foram muitas horas de sono perdidas, e há algumas situações que já as vive e que entretanto la fui resolvendo com muitas buscas e testes
Eu percebo Amigo, mas admiro a tua cultura, pelo menos neste ramo que tanto admiro tb!!
 

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Mensagens
90
Gostos Recebidos
0
Olá PSONIC, eu não sou muito entendido nestas coisas, pois cada dia descubro um pouco. Como verificar se a porta do samba está aberta? Para uma boa segurança da breambox basta só mudar a password telnet, ftp, webif para não poderem ter acesso fora da minha rede?
A pass so serve para telnet, ftp e webif (qd activado o login), o q vocês estão a falar é o samba da box.
Se n abrirem a porta de samba para a net e n tiverem ninguém estranho na vossa rede local não tem qq problema.
Mas se querem tb o samba com pass têm que editar o ficheiro smb.conf

p.Rodrigues isso de só te aparecer uma das zero é por causa do dns da box, são iguais nas duas e tens q editar uma delas. É tb no smb.conf para alterares o dns de uma das boxes e depois de um reboot já irá aparecer com o novo nome
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Olá PSONIC, eu não sou muito entendido nestas coisas, pois cada dia descubro um pouco. Como verificar se a porta do samba está aberta? Para uma boa segurança da breambox basta só mudar a password telnet, ftp, webif para não poderem ter acesso fora da minha rede?

amigo se não tiveres as portas 21, 23 e 80 abertas no router a apontar para a box tb n tens problema nenhum em caso de acessos vindos do exterior. A porta do Samba é a 137-139 mas normalmente este protocolo nunca é aberto para o exterior
Se quiseres confirmar (para alem de veres o router) se ha passagem da net para a tua rede interna podes usar este site: http://www.yougetsignal.com/tools/open-ports/
Aqui colocas as portas que queres testar e o site logo te responde se estão abertas ou fechadas

dentro da tua propria interna (caso partilhes a net com vizinhos) é q convem colocares outra pass na box
- telnet/ftp basta mudar pelo telnet com o comando "passwd"
- no webif ir ao menu de plugins ir ao webif e activar o login http
- no samba para confirmares se a tua box tem isso activo abres uma janela qq do windows e metes no endereço "\\ipdabox", se aparecer a pasta "root" e conseguires entrar então o serviço está activo e sem pass. Neste caso ou desligas o serviço de samba por completo (eu acho q o samba é mto mais pratico q o FTP para enviar dados para a box) ou editas o tal "smb.conf" para lhe colocares la uma password no acesso a este serviço
 
Última edição:

Alfonsinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2015
Mensagens
90
Gostos Recebidos
0
Obrigado por este esclarecimento, Tira todas as minhas dúvidas. Logo já vou confirmar tudo isso. Abraço!
amigo se não tiveres as portas 21, 23 e 80 abertas no router a apontar para a box tb n tens problema nenhum em caso de acessos vindos do exterior. A porta do Samba é a 137-139 mas normalmente este protocolo nunca é aberto para o exterior
Se quiseres confirmar (para alem de veres o router) se ha passagem da net para a tua rede interna podes usar este site: Open Port Check Tool - Test Port Forwarding on Your Router
Aqui colocas as portas que queres testar e o site logo te responde se estão abertas ou fechadas

dentro da tua propria interna (caso partilhes a net com vizinhos) é q convem colocares outra pass na box
- telnet/ftp basta mudar pelo telnet com o comando "passwd"
- no webif ir ao menu de plugins ir ao webif e activar o login http
- no samba para confirmares se a tua box tem isso activo abres uma janela qq do windows e metes no endereço "\\ipdabox", se aparecer a pasta "root" e conseguires entrar então o serviço está activo e sem pass. Neste caso ou desligas o serviço de samba por completo (eu acho q o samba é mto mais pratico q o FTP para enviar dados para a box) ou editas o tal "smb.conf" para lhe colocares la uma password no acesso a este serviço
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A pass so serve para telnet, ftp e webif (qd activado o login), o q vocês estão a falar é o samba da box.
Se n abrirem a porta de samba para a net e n tiverem ninguém estranho na vossa rede local não tem qq problema.
Mas se querem tb o samba com pass têm que editar o ficheiro smb.conf

p.Rodrigues isso de só te aparecer uma das zero é por causa do dns da box, são iguais nas duas e tens q editar uma delas. É tb no smb.conf para alterares o dns de uma das boxes e depois de um reboot já irá aparecer com o novo nome

Elas (as Zero) tenho quase a certeza que as visualizei assim... mas deves ter razão. :msnm_com_br007-03: Como escrevi, muitas vezes o Windows deixa de detectar as boxes E2... pelo menos aqui

Pelo Advanced Ip Scanner:

uT1JuE7.png

Aqui em Vu com BH para desligar o Samba: tecla azul 2x - Samba/Cifs Panel:

05YqP4I.png

Como escreve o PSonic esta função é muito prática e rápida... dentro da nossa rede julgo que não existir necessidade de colocar a função de pedir passw mas vale a dica do PSonic.
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Elas (as Zero) tenho quase a certeza que as visualizei assim... mas deves ter razão. :msnm_com_br007-03: Como escrevi, muitas vezes o Windows deixa de detectar as boxes E2... pelo menos aqui

No windows se tentares pingar ou aceder via samba com o DNS da box "vuzero" nunca sabes qual delas te vai responder primeiro pois estão exactamente com o mm nome. Ou mudas o nome de uma delas ou então acedes a elas directamente pelo ip
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Dá aqui uma ajuda, sff, PSonic... será em "netbios name"?


[global]
load printers = no
guest account = root
log file = /tmp/smb.log
log level = 1
security = share
server string = Vuplus %h network services
workgroup = Vuplus
netbios name = %h
case sensitive=yes
preserve case=yes
short preserve case=yes
socket options = TCP_NODELAY
preferred master = no ;(These stop the machine being master browser, which means that it doesn't waste time there.)
oplocks = no
unix extensions = no

[Configuration]
comment = Configuration files - take care!
path = /var
wide links = yes
read only = no
public = yes
guest ok = yes

[Harddisk]
comment = The harddisk
path = /media/hdd
wide links = yes
read only = no
public = yes
guest ok = yes
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Sim, mas por via das dúvidas faz uma cópia do ficheiro primeiro se a coisa não correr pelo melhor!!! Assim não tens q estar a remover o samba e a voltar a instalar
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Feito:

kcoQGkW.png



tJScg8W.png

Se calhar o problema aqui no Windows, quando deixa de reconhecer os dispositivos E2, será por isto.... ficava ali a "moer" sem ser capaz de "decidir" como vai lidar com dois dispositivos iguais, muito embora com IP e MAC diferentes...

Vou estar atento à situação... obrigado PSonic.
 
Topo