Portal Chamar Táxi

Droga legal matou seis

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
162
Mais de 160 pessoas foram internadas nos serviços de Urgência dos hospitais devido ao consumo de drogas legais, vendidas em smartshops e através da internet. Destas, seis acabaram por morrer.

De acordo com o relatório da Direcção-Geral de Saúde (DGS), que reúne os dados fornecidos pelos hospitais e entregue ontem ao Ministério da Saúde, nas unidades de Portugal continental houve 34 casos de internamento nos últimos meses, dois dos quais em coma. As vítimas tinham entre 14 e 52 anos (80 por cento tinha idade inferior a 30 anos).

O distrito de Lisboa foi o que registou mais casos (38,2%), seguindo-se Coimbra (26,5%), Évora (17,6%) e Vila Real (5,9%). Já na Madeira, registaram-se 129 casos de internamento, entre Janeiro e Agosto, sendo que na região já foi proibida a comercialização de produtos vendidos em smartshops.

Segundo Isabel Pires, especialista da DGS em novas substâncias, "até ao final do ano são esperados mais casos nas Urgências, devido às festas de Natal e fim de ano". A DGS vai, no início de Janeiro, notificar todos os hospitais para fazerem o levantamento das situações atendidas nas Urgências relacionadas com o consumo deste tipo de substâncias.

cm
 
Topo