Portal Chamar Táxi

Duas antenas em paralelo

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Para aqueles casos de muito dificil recepção por sinal muito débil, lembrei-me de colocar duas antenas orientadas ao mesmo emissor ligadas a um amplificador de mastro com duas entradas UHF.

Acham que pode resultar?

Na década de 80 do século passado cheguei a fazer isto no analógico para captar emissores "Piratas" e lembro-me que até deu resultado.
No digital ainda não tive oportunidade de experimentar, até porque por estas bandas até na cave há sinal.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Para aqueles casos de muito dificil recepção por sinal muito débil, lembrei-me de colocar duas antenas orientadas ao mesmo emissor ligadas a um amplificador de mastro com duas entradas UHF.

Acham que pode resultar?

Na década de 80 do século passado cheguei a fazer isto no analógico para captar emissores "Piratas" e lembro-me que até deu resultado.
No digital ainda não tive oportunidade de experimentar, até porque por estas bandas até na cave há sinal.

Já testei

Mas quando existe o fenomeno não fica imune isto quando apontadas para o mesmo emissor
Se for uma para cada emissor tudo piora,isto é um ligeiro excesso de propagação e está o caldo intornado

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

Acham que pode resultar?
Para esses casos a melhor solução é a 4590 Produtos - Antenas TV - Antenas Banda UHF - 4546-4590 - Amitrónica - Indústria Electrónica Amiense, Lda - (Powered by CubeCart). Já tive que a usar num sítio dado como caso perdido, até pelos tipos da PT que lá foram fazer testes, e está a ir buscar sinal do 56 reflectido com um ganho de cerca de 55dBuV e uma estabilidade como eu nunca vi! O tipo que lá tinha ido antes "espetou" com uma Iberosat de 3 eixos para cada casa, mas meteu-as na mesma chaminé ao lado uma da outra (!), dois prés da Ikusi, deixou pouco mais de 40dBuV para cada TV com uma qualidade miserável, e nunca mais lá pôs os pés.
O sítio que é está bloqueado por montes na direcção dos emissores, mas tem o vale do Tejo ao lado e no cimo dum desses montes está a parte alta da povoação, onde se recebe bem o sinal e que está a fazer de reflector. Foi para lá que a antena ficou virada. No mesmo sítio testei uma Engel MAX 90F e uma yagi 43-58 de 30 elementos e a 4590 foi a que melhor resultado deu.
Uma única antena (com amplificação, claro) está a alimentar 7 televisões, em duas casas ligeiramente afastadas uma da outra. Já passaram vários períodos de propagação aberta e até agora, tirando aquelas curtas falhas ocasionais normais, nunca mais deixaram de ver televisão.

Não é estar a gabar-me, nem a puxar a brasa à sardinha da Amitrónica, mas esta antena é realmente espectacular para os casos mais difíceis, tanto os de má recepção como os onde existem ecos que destroem o sinal.

DX2

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
nao é por acaso que essa antena sempre foi considerada a melhor mesmo antes do digital essa ou outra de 101 elementos da bic ou da fracarro e o resto é conversa

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Se meteres duas antenas destas em paralelo vais anular a principal característica da antena, que é a direccionalidade.

DX2

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Se meteres duas antenas destas em paralelo vais anular a principal característica da antena, que é a direccionalidade.

DX2

Se estiverem as duas exactamente orientadas para o mesmo ponto será que anula a direccionalidade? Não estou a ver porquê.

Mas mesmo que perca, para um caso no interior do país num vale rodeado por montes onde o fenómeno da propagação não se faz sentir e onde apenas se consegue captar de um único emissor uns escassos 31 dBuv com uma exelente antena, não me parece que a direccionalidade seja importante. Se com duas boas antenas o sinal subir para 34 ou 35 dBuv faz toda a diferença. Uma coisa é amplificar 31 dBuv e outra completamente diferente é amplificar 35 dBuv. A minha dúvida é se conseguirei aumentar 3 ou 4dBuv colocando outra antena.

satsate

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2008
Gostos Recebidos
0
boa tarde a todos qual e a forma que vão enfasar as antenas ?
Será essa a melhor forma com um misturador 2 entradas de UHF +UHF ?

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0

DX2

Discordo com esta afirmação. Um array de antenas em paralelo vai aumentar a direccionalidade porque um conjunto bem em fase vai reduzir/anular todos os sinais que não cheguem directamente à antena.

works07b.png

works07a.png

boa tarde a todos qual e a forma que vão enfasar as antenas ?
Será essa a melhor forma com um misturador 2 entradas de UHF +UHF ?

Penso que será a melhor opção mas certifica-te que:

1- As antenas são exactamente iguais.
2- Estão 100% paralelas.
3- O comprimento dos cabos de ambas as antenas são exactamente iguais.
4- O tubo horizontal que suporta ambas as antenas não é metálico/condutor.
5- A distancia entre ambas as antenas é determinante para um bom funcionamento, quanto maior a frequência mais próximas devem ficar.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Discordo com esta afirmação. Um array de antenas em paralelo vai aumentar a direccionalidade porque um conjunto bem em fase vai reduzir/anular todos os sinais que não cheguem directamente à antena.
Com quaisquer outras antenas sim, mas com esta não. Esta antena é mais direccional que um array de quatro antenas em paralelo. Sim, quatro! Era o que a Ikusi andava a vender na zona de Murcia para tentar resolver os problemas causados pela propagação e pelos ecos, pela "módica" quantia de €200. Esta não só resolveu o problema como até tem mais ganho que o array da Ikusi.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Se estiverem as duas exactamente orientadas para o mesmo ponto será que anula a direccionalidade? Não estou a ver porquê.
Não anula a direcccionalidade, vai é fazer com que o conjunto fique com menor direccionalidade do que uma antena só.

DX2

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Para o caso do fenómeno, 2 antenas em paralelo nem aquece nem arrefece, salvo se estiver apontada para um emissor e que por "detraz" desse emissor não existe outro emissor, caso de nas zonas litorais as que estejam apontadas para o mar, mas mesmo assim coloco algumas duvidas
Reparem que pode apanhar mais sinal para onde estiver apontada mas também apanha mais sinais do fenomeno que entra de cima principalmente mas tambem de lado, por baixo, de frente e de traz

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Para esses casos a melhor solução é a 4590 Produtos - Antenas TV - Antenas Banda UHF - 4546-4590 - Amitrónica - Indústria Electrónica Amiense, Lda - (Powered by CubeCart). Já tive que a usar num sítio dado como caso perdido, até pelos tipos da PT que lá foram fazer testes, e está a ir buscar sinal do 56 reflectido com um ganho de cerca de 55dBuV e uma estabilidade como eu nunca vi! O tipo que lá tinha ido antes "espetou" com uma Iberosat de 3 eixos para cada casa, mas meteu-as na mesma chaminé ao lado uma da outra (!), dois prés da Ikusi, deixou pouco mais de 40dBuV para cada TV com uma qualidade miserável, e nunca mais lá pôs os pés.
O sítio que é está bloqueado por montes na direcção dos emissores, mas tem o vale do Tejo ao lado e no cimo dum desses montes está a parte alta da povoação, onde se recebe bem o sinal e que está a fazer de reflector. Foi para lá que a antena ficou virada. No mesmo sítio testei uma Engel MAX 90F e uma yagi 43-58 de 30 elementos e a 4590 foi a que melhor resultado deu.
Uma única antena (com amplificação, claro) está a alimentar 7 televisões, em duas casas ligeiramente afastadas uma da outra. Já passaram vários períodos de propagação aberta e até agora, tirando aquelas curtas falhas ocasionais normais, nunca mais deixaram de ver televisão.

Não é estar a gabar-me, nem a puxar a brasa à sardinha da Amitrónica, mas esta antena é realmente espectacular para os casos mais difíceis, tanto os de má recepção como os onde existem ecos que destroem o sinal.

DX2

Eu na localidade de Caldelas na caranguejeira tenho uma antena Fagor di@na aktive virada para um reflexo do 46 da lousã no monte (parece que esta virada a leiria) e funciona "muito bem" comparativamente com as antenas terrestres de todos os vizinhos à volta que mal vêm televisão a não ser por satélite... tem freezes e arrastamento esporádicos mas não compromete a recepção e tendo em conta o local fiquei satisfeito por não ter instalado um prato meo sat e um DTH tal como a restante vizinhança fez.... de salientar que quem "pendura" as antenas por aqui são os electricistas/canalizadores e os vendedores de electrodomésticos que fazem da instalação de antenas hobby..... Mas DX estou tentado a experimentar uma antena destas para comparar no próximo caso "bicudo" que me aparecer.... O meu fornecedor não tem e na loja online também não encontro a referencia e preço... sabes onde posso comprar? obg e boas instalações.... A marrafa (antebolicas) tem uma antena "identica" da serie X (Banda Larga - Antena UHF Banda Larga -Serie X - Referência KX226590E)

Última edição: