Portal Chamar Táxi

EDP tem cinco meses para abater 700 milhões à dívida

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4512653.jpg



Dívida aumentou devido à desvalorização do euro face ao dólar e ao investimento realizado na compra da participação que lhe faltava na central elétrica de Pecém, no Brasil.

A dívida da EDP continua a ser um dos maiores desafios que a elétrica nacional tem pela frente nos próximos anos e, apesar da estratégia que definiu para a reduzir, neste semestre, ela voltou a aumentar de 17 mil milhões para 17,7 mil milhões de euros. Não só por causa da desvalorização do euro face ao dólar, mas principalmente devido ao investimento na compra da participação que lhe faltava na central elétrica de Pecém, no Brasil.
São estes 700 milhões de euros a mais que a empresa tem de abater até ao final do ano, ou seja, em menos de seis meses. Mas já há planos para atingir este objetivo. "Vamos fazer novas securitizações no mercado no valor de 200 milhões de euros, vamos vender 300 milhões de euros de ativos nos EUA e vamos receber uma parte das operações que fizemos com a China Three Gorges ao longo do ano passado, e com isso devemos chegar aos 700 milhões", explicou o administrador financeiro Nuno Alves, na apresentação das contas da empresa, em declarações aos analistas.
Nesta estratégia não está, contudo, incluída a operação financeira que a EDP Renováveis está a estudar e que tem como objetivo colocar em bolsa um conjunto de parques eólicos na Europa, ou seja, a venda de parte desses ativos a investidores institucionais.


dn
 
Topo