Portal Chamar Táxi

Elefanta mutilada por mina ganha nova prótese na Tailândia

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Elefanta mutilada por mina ganha nova prótese na Tailândia

1299491-6111-atm17.jpg

A elefanta Motola em 16 de agosto quando recebeu a primeira prótese na pata frontal esquerda

Uma elefanta mutilada por uma mina na Tailândia receberá uma nova prótese depois que a antiga se rompeu após cinco dias de uso, informou nesta sexta-feira a associação Amigos do Elefante Asiático. Motola, que tem 48 anos e pesa 3 t, recebeu a primeira prótese em 16 de agosto, mas acabou estragando a peça ao se sentar acidentalmente sobre ela.

"Amanhã os técnicos voltarão a implantar a prótese em Motola, melhorando sua qualidade de vida ao ganhar mobilidade", explicou Preechart Phuantkhun, membro da organização.

A Fundação Prostheses doou o membro artificial e se encarregou da reparação e posterior reimplantação da pata frontal esquerda do animal. Em 1999, Motola teve que ser submetida a uma amputação após pisar sobre uma mina em uma indústria madeireira na fronteira entre a Tailândia e a Birmânia (Mianmar).

O paquiderme reside desde então em um Hospital para Elefantes na província de Lampang, no norte do país. Na Tailândia, vivem mais de 2,5 mil elefantes aisáticos e mais de 2 mil domesticados. Os exemplares chegam a pesar 3,5 t e medir 3 m, com uma expectativa de vida em torno de 70 anos.


EFE
 
Topo