Portal Chamar Táxi

Notícias Eleita primeira mulher transgénero para o Parlamento do Nepal

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Gostos Recebidos
1,262
naom_69b8fff09f284.webp

O Nepal é um dos países mais progressistas do Sul da Ásia em matéria de direitos das pessoas LGBTQI, tendo proibido a discriminação baseada no sexo ou na orientação sexual em 2007.

Uma terceira categoria de género, "outros", foi introduzida nos documentos de registo civil em 2013, e nos passaportes em 2015. Em 2023, uma ordem provisória do Supremo Tribunal autorizou casais do mesmo sexo e pessoas transgénero a registarem o seu casamento.

Mais de 900.000 pessoas no Nepal identificam-se como pertencentes a uma minoria sexual, segundo o BDS.

A Comissão Eleitoral do Nepal confirmou hoje que a candidata do Partido Nacional Independente (Rastriya Swatantra Party RSP, centrista) tinha ganho um dos lugares atribuídos pela proporcionalidade.

O RSP foi o grande vencedor das eleições legislativas de 05 de março, tendo conquistado a maioria dos assentos.

"Estou muito entusiasmada, mas também consciente da responsabilidade que me cabe", declarou Shrestha à agência de notícias francesa AFP, advogada dos direitos LGBTQI.

"A nossa Constituição contém disposições para a nossa comunidade, mas elas não se traduziram em leis e políticas. A nossa comunidade conta comigo para levar as nossas reivindicações ao Parlamento", acrescentou.

O RSP, liderado pelo antigo rapper Balendra Shah, conquistou um total de 182 assentos no Parlamento, que tem 272: 125 assentos dos 165 atribuídos pelo voto direto maioritário e 57 dos 110 atribuídos proporcionalmente.

Umisha Pandey, presidente da Blue Diamond Society (BDS), uma organização de defesa dos LGBTQI, qualificou a eleição de Shrestha como um momento "histórico". "Os nossos sofrimentos, os nossos sentimentos, as nossas histórias e todos os nossos problemas só são compreendidos por nós mesmos, e não pelos outros", segundo Pandey.

Alguns apoiantes reúnem-se na sede da BDS em Catmandu para felicitar Shrestha, oferecendo-lhe lenços, flores e presentes, incluindo uma caneta que simboliza o poder legislativo que a partir de agora ela exercerá.

IN:NM