Portal Chamar Táxi

Em Praga o DJ mais mediático do momento é um robot

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Gostos Recebidos
14
Na discoteca Karlovy Lazne as noites têm sido animadas por um braço robótico que escolhe músicas, gere CDs, dança e faz scratch. Tudo isto de forma autónoma.

Enquanto Sillicon Valley faz por automatizar serviços de transporte e tarefas logísticas, Praga está ocupada a transformar um robot num dos maiores DJs da capital checa. Na Karlovy Lazne, que é uma das discotecas da cidade, as noites têm sido dominadas por uma máquina que se encarrega de escolher músicas, gerir CDs e misturar sons. Tudo isto, note, de forma autónoma.

O robot, que é um braço metálico gigante, munido com uma pinça, tem partilhado a mesa com o seu programador ao longo das últimas três semanas. Cada um deles tem direito a tocar uma hora seguida, trocando com o outro ao fim desse tempo.

"As pessoas ficam entusiasmadas com o robot porque nunca viram uma coisa destas na Europa e eu não tenho a certeza se existe alguma coisa semelhante em todo o mundo", disse o gerente Adam Lipsansky, em conversa com a Reuters.

Note que o robot está equipado com um software desenhado especificamente para esta tarefa. O programa ajuda-o a escolher músicas e a selecionar CDs, que ficam previamente dispostos num conjunto de prateleiras mais próximo. Em adição, a máquina também consegue dançar e fazer o chamado scratch.

As opiniões positivas face a este DJ não são, contudo, transversais. De acordo com a agência noticiosa, alguns dos clientes que se deparam com este robot, não ficam convencidos. "Eu não gosto", afirmou Marcia Lopes, uma turista mexicana. "O robot não consegue sentir a sala. Não há emoção por detrás da música. Quando está ali uma pessoa real, ela sabe como divertir o público".