- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,088
- Gostos Recebidos
- 1,097

Há um sinal de alerta desconhecido pela maioria e, como tal, frequentemente negligenciado, que pode indicar um risco superior de enfarte: a aparência das pernas. A ausência de pelos e o brilho da pele são sintomas de aterosclerose, condição que ocorre quando existe uma acumulação de depósitos de gordura, conhecidos como placas 'endurecidas', nas paredes das artérias.
"Quando a aterosclerose atinge as artérias ilíacas ou femorais, localizadas nos membros inferiores, pode ocorrer queda de pelos, atrofia muscular e até dificuldade de ereção em homens", explica o cirurgião cardiovascular Elcio Pires Junior, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, ao Metrópoles.
Além destes sinais, esta mesma condição pode tornar a pele dos membros inferiores mais fina e esbranquiçada, bem como enfraquecer as unhas dos pés. Os doentes podem ainda sentir fadiga e cãibras, sobretudo na barriga da perna.
"Nos casos mais avançados, pode ocorrer dor nas pernas mesmo em repouso, redução da temperatura dos membros inferiores, formigamentos e eventual aparecimento de feridas ou gangrena nos pés pela extrema falta de circulação", refere a cirurgiã vascular Aline Lamaita, em declarações ao mesmo jornal.
IN:NM