Portal Chamar Táxi

Notícias Embaixada de Portugal em Kiev atingida em ataque russo

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,426
Gostos Recebidos
1,527
Embaixada de Portugal em Kiev atingida em ataque russo

img_932x621uu2024-12-20-11-38-13-2183714.png


Governo anunciou que apresentará um protesto formal à Federação Russa. Embaixador português não estava no local por se encontrar de férias.

A embaixada de Portugal em Kiev foi atingida, esta sexta-feira, por um ataque russo à capital ucraniana. O ataque ocorreu numa zona onde se concentram várias embaixadas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, condenou o ataque, considerando-o "inaceitável". Segundo o ministro, foram registados apenas danos materiais, algumas janelas e portas foram danificadas.

Ataque russo em Kiev atinge área da embaixada de Portugal

Segundo apurou o CM, o ataque aconteceu a 100 metros da chancelaria da Embaixada de Portugal e o embaixador português encontra-se de férias. Apesar do ataque, a embaixada está a funcionar.

O Governo anunciou que apresentará um protesto formal à Federação Russa.

"O Governo português condena de forma veemente os ataques desta madrugada a Kiev, que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal. É absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas", lê-se em comunicado do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações aos jornalistas em Cascais, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, afirmou que "em caso algum se pode tolerar que haja impacto, que se afete, e muito menos que se tenha como alvo qualquer instalação diplomática de qualquer país".

Sobre o ataque, fonte da PSP diz que "houve um forte abalo que obrigou os elementos a refugiarem-se num bunker, por precaução", mas assegura que "todos os operacionais da PSP no local estão bem, continuam e continuarão a trabalhar na missão de segurança e proteção”.

A alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, condenou o "ataque bárbaro" com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev, na Ucrânia.

"Mísseis russos danificaram a embaixada de Portugal em Kiev. Nenhuma representação diplomática ser um alvo ou ser atingida. Isto é mais um ataque bárbaro da Rússia contra alvos civis que indica que não há qualquer vontade de paz", escreveu Kaja Kallas na rede social X, pouco depois de ser noticiado que a representação diplomática na capital ucraniana foi danificada.

A ex-primeira-ministra da Estónia apresentou "total solidariedade para com os funcionários diplomáticos" portugueses.

Correio da Manhã
 
Topo