Portal Chamar Táxi

Empresário hoteleiro detido por escravizar funcionário ilegal no país

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
9,546
Gostos Recebidos
431

Jovem trabalhava 16 horas por dia e apenas tinha autorização para comer as sobras dos clientes.

Empresário hoteleiro detido por escravizar funcionário ilegal no país



Um empresário hoteleiro de Alicante, em Espanha, foi detido, por manter um jovem em situação irregular no país, a trabalhar em condições semelhantes a um regime de escravatura.


A Polícia Nacional deteve o homem considerando que agiu contra os direitos humanos.


Uma investigação ao sucedido permitiu ainda concluir que a vítima, de nacionalidade argelina, trabalhava cerca de 16 horas por dia, 50 horas por semana, no estabelecimento hoteleiro, e no restante tempo cuidava de uma pessoa idosa, familiar do empresário, a quem ajudava na limpeza da casa e na manutenção de uma horta.


O empresário terá conhecido a vítima num curso de formação que dava quando o jovem era menor de idade e, aparentemente, aproveitou-se da sua situação de "vulnerabilidade" e do seu desconhecimento da língua para lhe propor um emprego. Pagava-lhe 300 euros por mês, 400 euros na época alta, e depois descontava 100 euros do seu salário em troca de alojamento, reporta o ABC.


As condições de trabalho da vítima eram "extremamente duras", uma vez que apenas lhe era permitido comer os restos de comida dos clientes do estabelecimento, e durante o seu dia de trabalho era alegadamente sujeito a insultos, assédio e ameaças de que regressaria ao seu país caso não cumprisse as ordens que lhe eram dadas.


Com a colaboração da Inspeção do Trabalho e da Segurança Social de Alicante e da Unidade Contra as Redes Imigratórias e a Falsificação Documental de Valência (UCRIF), foi efectuada a inspeção ao estabelecimento hoteleiro. O detido, com antecedentes policiais, foi presente a tribunal.



nm
 
Topo