Portal Chamar Táxi

Engenheira civil é a primeira mulher presidente da câmara de Bagdad

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4019446.jpg

Iraque. A capital do país, com 1252 anos de história, é a pior cidade no ranking da qualidade de vida da consultora Mercer. Thikra Alwash espera mudar isso e ao mesmo tempo dar uma nova voz às mulheres na política
Num país onde há apenas duas ministras, num governo com 29 pastas, e 83 deputadas - sendo que só 22 tiveram os votos para ser eleitas (as outras chegaram ao Parlamento por causa do sistema de quotas que obriga que 25% dos lugares seja entregue ao sexo feminino) - a nomeação de uma mulher para a presidência da câmara de Bagdad é um passo positivo num mundo dominado pelos homens. Thikra Alwash, doutorada em engenharia civil, é a primeira mulher à frente da câmara da capital iraquiana em 1252 anos de história.



A até agora diretora do departamento de projetos no Ministério do Ensino Superior foi a escolhida pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi (no poder desde setembro), para substituir o polémico autarca Naeem Aboub. Nascida em Hilla, cem quilómetros a sul de Bagdad, Thikra Alwash não tem qualquer vinculação partidária, segundo as informações dos media internacionais, e é vista como uma competente tecnocrata. O cargo que ocupa é apenas interino, já que o parlamento tem que aprovar a sua nomeação para o tornar oficial. Contudo, o anterior presidente da câmara nunca teve essa aprovação e foi sempre "interino".


dn



 
Topo