Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Com o início do terceiro período escolar, há que aprimorar as técnicas de estudo para que as notas subam !
Uma das queixas que tanto pais como professores fazem com alguma frequência, tem a ver com a dificuldade que os alunos têm em adquirir métodos e técnicas eficazes para o estudo.
Se esse é o caso do seu filho, podemos dar uma ajuda. Estabelecer um horário é muitas vezes, útil para criar hábitos regulares e, assim, possibilitar ao estudante a utilização máxima do seu tempo e da sua energia.
A escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos pessoais no decorrer da semana, e esses momentos deverão ser contemplados no horário.
Tempos de lazer, espaços livres para brincar e conviver são absolutamente fundamentais e não devem ser descurados.
Optimizar os períodos de estudo
Os períodos do dia em que nos sentimos mais confortável e disponíveis para o estudo, sofrem também variações individuais que terão de ser levadas em consideração.
Por exemplo, existem pessoas que apenas conseguem concentrar-se se estudarem no período nocturno, outras que preferem levantar-se muito cedo e aproveitar as primeiras horas da manhã.
Depois de estabelecido o horário, torna-se absolutamente fundamental cumpri-lo á risca, já que estabelecer rotinas ajuda a criar hábitos que facilitam a aquisição dos conhecimentos e a estruturação interna do aluno.
As rotinas são extremamente importantes. Assim, depois de ser elaborado o horário, há que colocá-lo num lugar visível do quarto, para que esteja sempre acessível. Depois é só cumpri-lo !
Preparar o estudo
Antes de começar a estudar, é preciso reunir todo o material necessário, o que inclui coisas tão variadas que vão desde o dicionário, até ao papel para anotações, passando pela caneta, máquina de calcular etc….
Se tudo estiver à mão, evitam-se constantes interrupções que só aumentam a dispersão da atenção. Para além disso, sendo a dificuldade de concentração um dos problemas básicos dos estudantes, é de extrema importância que se eliminem desde logo, as causas externas de perturbação da concentração como é o caso dos telefonemas, conversas pela Internet ou música de fundo.
Mas se estes factores podem ser relativamente fáceis de eliminar, o mesmo não se pode dizer de outros, que sendo internos podem ser complexos de gerir. De facto as preocupações pessoais, de ordem afetiva ou não, tornam quase impossível a concentração no estudo.
Como deixar de lado as preocupações ?
Caso se verifique que as dificuldades de estudar estão directamente relacionadas com o campo afectivo, é preferível deixar estudo de lado por alguns momentos e tentar solucionar essas dificuldades, antes de o retomar novamente, desligando-se delas a partir do momento em que começar a estudar.
Como exemplo disso, podemos apontar questões de ordem emocional, como é o caso de brigas entre namorados que são acontecimentos geradores de stress, sobretudo nos adolescentes.
Assim, se a sua filha está triste co o namorado e não se cansa de pensar no assunto, é preferível que lhe telefone e tente resolver tudo antes de começar a estudar, caso contrário os pensamentos não lhe permitem concentrar-se na tarefa.
Fonte:sapo