• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Equipa portuguesa chega ao pódio da Imagine Cup

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
6
ng1258421_435x190.gif


O projecto wi-GO, desenvolvido por alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), ficou em terceiro lugar numa das categorias da edição deste ano da Imagine Cup da Microsoft, que termina hoje na Austrália Desenvolvido por uma equipa de estudantes da UBI, o projecto wi-Go consiste num carrinho de compras autónomo destinado a pessoas com mobilidade reduzida que segue o utilizador e que poderá ser utilizado por cadeias de distribuição.
O projecto foi desenvolvido com recurso ao sistema Kinect, a tecnologia lançada pela Microsoft para a Xbox 360, mas que também pode ser utilizada noutros contextos além do entretenimento.
Neste caso concreto a tecnologia consegue memorizar a imagem de uma pessoa em cadeira de rodas e segue-a durante as compras.
O wi-GO foi um dos destaques da final do evento da Microsoft, cujo principal objectivo é incentivar os estudantes universitários de todo o mundo a desenvolver projectos inovadores baseados em tecnologias da empresa, ao ficar em terceiro lugar na categoria Software Design.
Nesta categoria o projecto vencedor veio da Ucrânia e consiste num software que ajuda pessoas surdas a comunicar verbalmente através de luvas especiais e uma aplicação para smartphone que traduz a linguagem gestual em palavras.
Também presente na Austrália, país que recebeu a final da décima edição da Imagine Cup, estava outro projecto desenvolvido por alunos da UBI, o videojogo «Clean World», mas ao contrário do wi-GO este não chegou ao pódio da respectiva categoria.
A final deste ano da Imagine Cup terminou hoje em Sidney, onde durante os últimos dias estiveram presentes cerca de uma centena de equipas de estudantes oriundas de 75 países.

SOL
 
Topo