kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,723
- Gostos Recebidos
- 2
O primeiro-ministro cessante da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi empossado como presidente da República, o que levou a oposição, que acusa o novo chefe de Estado de autoritarismo, a abandonar a cerimónia de posse.
|
Recep Tayyip Erdogan foi investido como novo presidente da Turquia |
O novo chefe de Estado cumprirá cinco anos de mandato, nos quais prometeu construir uma "nova Turquia", através de uma nova Constituição e na aplicação de um programa de desenvolvimento ambicioso.
Erdogan, de 60 anos, fez o juramento de posse em Ancara.
Deputados da oposição do Partido Republicano do Povo (CHP) - que acusam Erdogan de violar a Constituição - saíram da cerimónia um pouco antes do novo Presidente ser investido no cargo.
Engin Altay, o líder dos deputados do CHP, atirou pelo ar o livro de regras que contém os procedimentos parlamentares e os deputados do seu partido deixaram o recinto antes de Erdogan ser empossado, o que aconteceu sob aplausos dos seus partidários.
O novo presidente, do Partido para a Justiça e o Desenvolvimento (AKP), deixou claro que quer exercer um genuíno poder executivo, depois de ter sido o primeiro chefe de Estado eleito diretamente
jn