kokas
Banido
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
Presidente já enviou um convite oficial ao líder da oposição para visitar o seu palácio
Turquia. Presidente joga legado nas legislativas de dia 7. Aposta em vitória do AKP para mudar Constituição e reforçar os seus poderes.
Um tribunal turco recebeu ontem uma queixa por difamação apresentada pelo presidente Recep Tayyip Erdogan contra o líder da oposição Kemal Kiliçdaroglu. Tudo porque no sábado o dirigente do Partido Republicano do Povo (CHP) acusou o chefe do Estado de ter "tampas de ouro" nas sanitas no seu gigantesco e luxuoso palácio presidencial, em Ancara, que a oposição vê como um símbolo da deriva autoritária de Erdogan.
E a dias de umas legislativas cruciais para o seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islamo-conservador), o presidente turco decidiu levar muito a sério as palavras de Kiliçdaroglu. Não só o processou, como antes disso desafiara na televisão pública TRT: "Convido-o a vir fazer-me uma visita e desafio-o a encontrar uma tampa de sanita em ouro numa das casas de banho". E mais, Erdogan garantiu: "Se conseguir, demito-me da presidência!". O convite oficial, esse, já seguiu.
Inaugurado no outono de 2014, o novo palácio presidencial tem mais de mil divisões e custou 490 milhões de euros. Desde então tornou-se num dos alvos favoritos dos ataques da oposição. No sábado, numa reunião do CHP em Esmirna, Kiliçdaroglu denunciou "os senhores de Ancara para os quais se constroem palácios, aos quais se entregam aviões, para os quais se compram Mercedes e [têm] tampas de ouro nas sanitas".
dn