Portal Chamar Táxi

ESAD na InterDecoração da Exponor com «A Casa Habitada»

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
ESAD na InterDecoração da Exponor com «A Casa Habitada»



A Casa Habitada é um projecto de design de interiores, orientado pelos arquitectos Maria Milano e Paolo Deganello, a pensar nas necessidades de uma família, tendo em vista a optimização de recursos.
Trata-se de Projecto de Design de Interiores aplicado ao Edifício do Parque, junto ao Parque da Cidade, e que vai estar em exposição de 31 de Janeiro (quinta-feira) a 3 de Fevereiro (Domingo).

Desenvolvido ao longo de quatro meses por alunos finalistas do curso de interiores da ESAD, «A Casa Habitada» é um projecto de design de interiores, orientado pelos arquitectos Maria Milano e Paolo Deganello, a pensar nas necessidades de uma família, tendo em vista a optimização de recursos. Este projecto marca assim presença na Interdecoração (uma feira só para profissionais).

Metamorfose do Habitar, de Maria João Pinheiro, Pedro Waterlund, de Cláudio Pinheiro, e Projecto RAR, de Raquel Machado, são as propostas dos alunos finalistas - 2006/7 da ESAD - que podem ser visitadas na InterDecoração, na Exponor - para intervir num apartamento de 330m2 do Edifício do Parque.

Da autoria do arquitecto Rogério Cavaca, este é um projecto que, além de ter conquistado o prémio «Melhor Projecto Imobiliário do Ano» do SIL '07, será o primeiro em Portugal a ser alvo de uma certificação em Sustentabilidade DomusNatura, pelo Grupo SGS Portugal.

«A Casa Habitada» foi um trabalho desenvolvido no âmbito do curso de interiores da ESAD, numa altura em que cada vez mais a casa é entendida como um organismo vivo, correspondente às exigências, às inquietações, aos desejos dos seus habitantes; mutável em função das mudanças dos seus estilos de vida.

Neste sentido, foi lançado aos alunos o seguinte desafio: organizar o espaço de um apartamento de 330m2, tendo sempre em conta a sua possível transformação ou divisão. A habitação foi projectada para servir as exigências de uma determinada família, com características muito próprias e exaustivamente identificadas. Ao mesmo tempo, foi pensada para ser suficientemente flexível para uma eventual divisão em dois ou três fogos, em função de novas necessidades de uso ou de mudanças de estilos de vida dos seus proprietários, com o mínimo de intervenção possível e com a optimização de infra-estruturas e sistemas divisórios.

Os resultados obtidos foram diversificados. As diversas abordagens exploraram, por um lado, o tema da sustentabilidade ambiental dos edifícios, incorporando materiais ecológicos inovadores e respondendo às indicações gerais da arquitectura bio-climática; por outro lado, reinterpretando o sistema de fachada, em função de uma maior interacção entre interior e exterior na busca de uma relação com a natureza mais activa e articulada.

Neste certame, a decorrer entre 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro, a ESAD conta com o apoio da Outrosmercadus para o stand/estrutura expositiva modular, proveniente da «Constructiv Clic».

-----------

Abraço
 
Topo