• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Escassez de minerais raros pode afectar produção de dispositivos electrónicos

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
metais-preciosos1511q5.jpg


O desaparecimento dos minerais raros - cruciais para fabricar telemóveis, dispositivos electrónicos e equipamentos médicos - pode afectar o mercado global e tornar-se uma centelha de instabilidade financeira, segundo um estudo.

A análise das redes de comércio internacional e de como estas poderiam ser afetadas pela escassez de minerais foi publicada no jornal especializado Science Advances.

«A escassez regional de minerais necessários para a produção de tecnologia moderna pode propagar-se no sistema comercial, dando lugar a um forte aumento na volatilidade do preço destes minerais no mercado global», disse o autor Peter Klimek, da Medical University de Viena, Áustria.

Klimek dirigiu o estudo, que examinou fluxo de 71 matérias-primas minerais em 107 países, em colaboração com o Instituto Internacional para Sistemas de Análises Aplicadas (IIASA, em inglês).

A União Europeia (UE) encara o maior risco de instabilidade, particularmente quando se trata do berílio, utilizado para a manufactura de conectores e interruptores para instrumentos de precisão leves nas indústrias aeroespaciais e de defesa.

«Cerca de 85% da oferta mundial de berílio é extraída dos Estados Unidos, a maior parte do restante provém da China», acrescentou.

Também é importante na UE o índio, essencial para o fabrico de telas de cristal líquido.

Este mineral é produzido a partir das minas de zinco, por isso a sua disponibilidade depende da economia no mercado do zinco, explicou o estudo.

O tálio é um componente-chave para os aparelhos médicos usados nos Estados Unidos.

«O fornecimento global de tálio está relativamente limitado pelos Estados Unidos, especialmente porque a China eliminou vários benefícios fiscais na exportação de tálio em 2006».

Os minerais obtidos como subprodutos de outros processos, como a mineração, são «os mais susceptíveis de uma volatilidade de preços que levem a instabilidades sistémicas», apontou o documento.

Os mercados de matérias-primas e os financeiros «são altamente internacionais e interconectados», disse o IIASA.

«Entender estas redes dá-nos um modo de explicar e possivelmente prever uma grande parcela das instabilidades em termos da volatilidade de preços nos mercados», observou.

Fonte

 
Topo