Portal Chamar Táxi

esclarecimentos

duk

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 23, 2007
Gostos Recebidos
0
olá pessoal, pois antes de mais gostaria de agradecer estes espaços fabulosos para poder expor problemas, assim como as ajudas dadas.:9BF12D:

Pois eu gostaria de tirar umas duvidas a cerca da amniosyntese, a quem é aconselhado fazer, como se processa, quais os efeitos e cuidados a ter após o exame efectudado????

Gostaria tambem de saber se não há outros exames alternativos, penso que deve de haver!

<Um obrigadão desde já :38: :9BF12D: :Espi57:

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Gostos Recebidos
0
Deves estar a referir-te a "Amniocentese",se assim for tens aqui a explicação:

A amniocentese é um método de diagnóstico pré-natal que consiste na aspiração transabdominal duma pequena quantidade de fluído amniótico da bolsa amniótica, que envolve o feto. É tipicamente aconselhada aos pais perante a probabilidade de deformações genéticas durante a gravidez.

Este procedimento pode ser realizado logo que exista quantidade suficiente de fluído (líquido amniótico) em volta do feto, para que possa ser recolhida uma amostra com segurança - em alguns casos chega a fazer-se a cerca de 13 semanas de gestação, embora o período mais comum seja entre as 15 e 20 semanas. As amostras demoram geralmente 2 semanas a produzir resultados. Este método implica alguns riscos, e a recolha de líquido amniótico deverá ser feita apenas por técnicos especializados.

Aplicação:

A amniocentese é sobretudo utilizada para avaliação citogenética, permitindo detectar a existência de trissomia 21 (principal responsável pelo síndrome de Down) e estabelecer o sexo fetal, importante quando se prevêem patologias ligadas ao sexo, como a hemofilia. Porém, este processo também permite:

* Determinar os grupos sanguíneos ABO e sensibilização ao factor Rh;
* Para estimar a maturidade fetal;
* Para revelar anomalias bioquímicas homozigóticas (erros hereditários de metabolismo);
* Para determinar, através da análise bioquímica de células, a presença de quaisquer patologias fatais, como a doença de Tay-Sachs ou galactosemia.
* Determinar a possível necessidade de uma transfusão fetal intra-uterina.

Procedimento

Fase preparatória:

* Explicar o procedimento à paciente, na tentativa de descobrir as suas preocupações - a paciente pode considerar o procedimento perigoso para si ou para o feto:
* A paciente deve urinar previamente à intervenção, para evitar lesão vesical.

Fase de do líquido. O fluído deve ser protegido contra a luz, que pode degradar os pigmentos que devem ser dos(e)ados.

Espero que tenhas ficado esclarecido(a).

Abraço

T

TIN

Visitante
olá pessoal, pois antes de mais gostaria de agradecer estes espaços fabulosos para poder expor problemas, assim como as ajudas dadas.:9BF12D:

Pois eu gostaria de tirar umas duvidas a cerca da amniosyntese, a quem é aconselhado fazer, como se processa, quais os efeitos e cuidados a ter após o exame efectudado????

Gostaria tambem de saber se não há outros exames alternativos, penso que deve de haver!

<Um obrigadão desde já :38: :9BF12D: :Espi57:

Aqui deixo umas dicas quanto à tua questão.
Relativamente ao exame que mencionas só é recomendado quando se verifique algo mencionado aqui: "Quais são os factores de risco numa gravidez?"
Após a realização deste exame recomenda-se muito descanso sob risco de poder vir a abortar.

Espero tenha ajudado.
Tin.

As consultas durante a gravidez são necessárias para verificar se tudo está a correr bem consigo e se o bebé está a desenvolver-se normalmente.

Os procedimentos de rotina são:

Avaliações da tensão arterial e do peso;
Testes à urina;
Palpação abdominal para medir a altura do útero e verificar a posição e o tamanho do bebé;
Auscultação dos batimentos cardíacos fetais;
Exame às pernas para eventual detecção de varizes ou edemas (inchaços);
Exame ginecológico no início e no final da gravidez.
Logo na primeira consulta receberá o Boletim de Saúde da Grávida, que deverá levar sempre consigo quando for às consultas ou se tiver de recorrer ao serviço de urgência de um hospital.

Que exames vou ter de fazer durante a gravidez?

Durante a gravidez, o médico vai solicitar e prescrever os seguintes exames:

Análises regulares ao sangue para avaliar o seu estado de saúde e rastrear infecções que possam afectar o bebé;
Ecografias, uma em cada trimestre, para avaliar o desenvolvimento e o estado de saúde do bebé.
Deve fazer os exames que lhe forem pedidos e mostrar os resultados na consulta seguinte.

A que sinais devo estar atenta durante a gravidez?

Contacte imediatamente o centro de saúde ou a urgência do hospital se durante a gravidez tiver:

Hemorragia vaginal;
Perda de líquido pela vagina;
Corrimento vaginal com prurido (comichão), ardor ou cheiro não habitual;
Dores abdominais;
Arrepios ou febre;
Dor/ardor ao urinar;
Vómitos persistentes;
Dores de cabeça fortes ou contínuas;
Perturbações da visão;
Diminuição dos movimentos fetais.

Quais são os factores de risco numa gravidez?

Idade superior a 35 anos;
Consumo regular de álcool, tabaco ou outras drogas;
História familiar de malformações, Síndroma de Down, atraso mental ou outras doenças congénitas;
Doenças como hipertensão, diabetes, epilepsia, artrite reumatóide, problemas do coração, dos rins e da tiróide;
Infecções de transmissão sexual (sífilis, sida) ou outras, como a rubéola e a toxoplasmose;
Estar demasiado magra ou ter excesso de peso.

Portal da Saúde

duk

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 23, 2007
Gostos Recebidos
0
:38: obrigado pessoal, pois agradeço a vossa ajuda, o meu problema é que se ouve falar do pós exame e isso deixa um pouco a refletir. E exames sem ser este, não háverá mais nenhum. obrigadão amigos.:espi28: :shy_flower_2_text:

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Gostos Recebidos
0
:38: obrigado pessoal, pois agradeço a vossa ajuda, o meu problema é que se ouve falar do pós exame e isso deixa um pouco a refletir. E exames sem ser este, não háverá mais nenhum. obrigadão amigos.:espi28: :shy_flower_2_text:

Amigo(a),procurei e só encontrei esta alternativa,o chamado "Diagnóstico Pré-Natal– Rastreio Combinado do 1º trimestre",no entanto tem em conta que esta informação foi retirada de um site da especialidade,não é uma informação do meu conhecimento geral.

Em que consiste o Diagnóstico Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1º trimestre?

O Diagnóstico Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1º trimestre é um exame que tem por objectivo avaliar o grau de risco para a existência no feto da Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e para a Trissomia 13 (Síndrome de Patau).

Deve ser efectuado entre a 11ª e a 13ª semana mais 6 dias de gestação, depois da data da última menstruação e consiste na análise de uma colheita do sangue da mãe a partir do qual se doseiam determinados marcadores bioquímicos, de forma a poder afirmar, mediante a aplicação de curvas estatísticas e marcadores ecográficos, com um grau de certeza muito grande de que não estamos perante a presença de uma Trissomia 21, 18 ou 13.

Estas Trissomias, assim designadas porque um trio de cromossomas substitui o habitual par cromossómico 21, 18 ou 13, são caracterizadas por graus, mais ou menos acentuados, de atraso mental e por malformações várias, que podem afectar diferentes sistemas e órgãos, desde o Sistema Nervoso Central até ao rim e coração, podendo estar em causa a própria sobrevivência.

Qual a prevalência de cada Trissomia e qual o seu grau de risco?

São variáveis. A Trissomia 21 afecta 1 em cada 700 nascimentos; a Trissomia 18 afecta 1 em cada 8000 nascimentos e a Trissomia 13 afecta 1 em casa 20 000 nascimentos.

Um teste de Diagnóstico Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1º trimestre indicando risco reduzido não exclui por completo a possibilidade de o bebé ter Síndrome de Down, Trissomia 18, Trissomia 13 ou outra anomalia dos cromossomas, nem elimina totalmente a possibilidade de defeitos congénitos, atraso mental ou outras doenças não detectáveis por rastreio pré-natal. No entanto, na maioria dos casos, se o risco não estiver aumentado, não é provável que o bebé tenha Síndrome de Down, Trissomia 18 ou Trissomia 13.

Nesse caso, qual a taxa de sucesso do Diagnóstico Pré-Natal – Rastreio Combinado do 1º trimestre?

Efectuando a análise no primeiro trimestre não existem muitos falsos positivos. Nós conseguimos assegurar com uma taxa de segurança entre 95-97% que o bebé não tem Trissomia. Conseguimos detectar cerca a 90 a 97% dos casos com 5% de falsos positivos pelo que temos uma taxa de detecção muito alta.

O rastreio não substitui totalmente a amniocentese. No caso do risco ser baixo, defendemos que deverá substituir. No caso do risco ser alto, temos cerca de 5% de falsos positivos que deverão ser averiguados com uma amniocentese.

Qual a principal vantagem deste diagnóstico face ao que se realizava anteriormente?

O que se preconizava até há bem pouco tempo era que todas as mulheres acima dos 35 anos deveriam ser sujeitas à amniocentese, uma vez que a partir desta idade a taxa de nascimentos de crianças com Trissomias (alterações cromossómicas) tem uma maior incidência.

Acontece que a amniocentese, apesar de ser um exame muito exacto, porque diz exactamente quais os cromossomas daquele bebé, tem algumas contrapartidas. Uma delas é tratar-se de um exame invasivo, que obriga à introdução de uma agulha dentro do útero, e que como tal acarreta, só por si, riscos de aborto (0,5 a 1,0%).

Outra contrapartida é que amniocentese só pode ser feita a partir da 16ª semana o que implica que a mulher só tenha resultados duas ou três semanas depois e, estando com cerca 20 ou 23 semanas de gravidez, acaba por se deparar tardiamente com a dúvida de continuar ou não com a gravidez, em caso de diagnóstico de Síndrome de Down.

Assim, preconizamos que estes diagnósticos definitivos só deverão ser efectuados em gravidezes consideradas de risco para defeitos cromossómicos.

Fonte:Jornal de Saude
----------

Abraço

duk

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 23, 2007
Gostos Recebidos
0
obrigados pela vossa colaboração, pois eu deparo-me com este problema pessoal, pois tenho 37 anos, estou gravida de 7 semanas, tenho 2 filhotas saudaveis, e não tenho antecedentes de doenças algumas nem eu, nem o meu marido. Estou com um grande receio de fazer este exame (amniocentese), pelo que pode suceder a seguir. Mais uma vez obrigado, pois obtive melhor esclarecimento aqui no nosso forum que propriamente com o meu médico. Abraço.:Espi63: :shy_4_02: :9BF12D: :Espi57:

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Gostos Recebidos
0
obrigados pela vossa colaboração, pois eu deparo-me com este problema pessoal, pois tenho 37 anos, estou gravida de 7 semanas, tenho 2 filhotas saudaveis, e não tenho antecedentes de doenças algumas nem eu, nem o meu marido. Estou com um grande receio de fazer este exame (amniocentese), pelo que pode suceder a seguir. Mais uma vez obrigado, pois obtive melhor esclarecimento aqui no nosso forum que propriamente com o meu médico. Abraço.:Espi63: :shy_4_02: :9BF12D: :Espi57:

Amiga,é um prazer ajudar.

Sempre que precisares,já sabes,bate a mesma porta!!!!

Abraço