Portal Chamar Táxi

Esgana mulher depois de libertado pelo juiz

R

RoterTeufel

Visitante
Lisboa: Foi solto por crimes violentos e fez pelo menos mais cinco vítimas
Esgana mulher depois de libertado pelo juiz

Depois de vários crimes violentos, roubos com agressões e ameaça de faca, ‘Varela’ contou com a benevolência de um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. Saiu há um ano em liberdade, com meras apresentações periódicas numa esquadra. Só que o toxicodependente, 27 anos, deixou de comparecer à PSP. Em vez disso, fez uso dos seus cerca de 100 quilos e 1,90 m de altura para atacar pelo menos mais cinco pessoas com violência. Na última sexta-feira, para roubar uma mulher de 50 anos na Mouraria esganou-a até ficar inconsciente.

Domingo, dois dias depois do crime, o cadastrado foi apanhado pelos agentes da 1ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Lisboa. Natural da Covilhã, andava a vaguear pela Mouraria, onde pernoitava em prédios abandonados. Havia suspeitas que o ligavam a pelo menos cinco roubos violentos, entre as zonas da Mouraria e Graça.

Levado para a esquadra, as várias vítimas reconheceram-no sem dificuldade. A PSP recolheu igualmente provas que atribuem a ‘Varela’ a autoria do esfaqueamento de um polícia holandês, em Setembro de 2007, no Intendente.

Só na semana passada, além do ataque a uma mulher de 50 anos, o assaltante perigoso que andava à solta por ordem de um juiz atacou um casal de estudantes do Centro de Estudos Judiciários. As vítimas, na casa dos 30 anos, foram agredidas e ameaçadas com faca. Além dos bens pessoais, foram forçadas a entregar um computador portátil, propriedade do Ministério da Justiça que tem informações relativas a processos e ainda não foi recuperado. Desta vez, ‘Varela’ ficou preso.

ENVERGADURA FÍSICA ASSUSTAVA AS VÍTIMAS

Várias fontes policiais descreveram ao CM o assaltante que a PSP de Lisboa apanhou no domingo. Primeiro, a envergadura física. 'Impressionava quando, com ar ameaçador, se intrometia no caminho das pessoas', explicou um dos polícias. Depois, o fácil recurso à violência. 'Agrediu várias pessoas e não hesitava em encostar-lhes a faça ao pescoço', recordou outro agente da PSP. Tudo isto fazia de ‘Varela’ um assaltante que nunca falhava os ataques a que se propunha. 'As vítimas sentiam-se assustadas, isto quando não eram mesmo agredidas com violência para que entregassem ao ladrão todos os seus pertences', acrescentou a mesma fonte. Além de ter tirado os sentidos a uma mulher na Mouraria, ‘Varela’ é suspeito de mais algumas agressões do género.

ESFAQUEOU UM POLÍCIA HOLANDÊS

A 28 de Setembro de 2007, ‘Varela’ foi mais um rosto no grupo de homens que não gostou de ver uma cara estranha no Intendente. Um agente da polícia holandesa, português de nascimento, trabalhava à civil em colaboração com as autoridades portuguesas numa investigação de tráfico de droga. Quando viu um homem a ser espancado, o polícia correu em defesa da vítima. Acabou, também ele, por ser espancado, agredido à pedrada e até esfaqueado. A Polícia Municipal prendeu dois autores das agressões já perto da avenida Almirante Reis, depois de estes terem escapado do Intendente num Audi A3 roubado. Mas ‘Varela’ continuou em liberdade. Só neste fim-de-semana, e depois de recolher provas que ligavam o toxicodependente da Covilhã à autoria do esfaqueamento ao polícia holandês, é que a PSP responsabilizou o assaltante por mais este crime. Desta vez, em tribunal, o juiz não teve dúvidas em colocá-lo em prisão preventiva.

PORMENORES

FORA DE FLAGRANTE

Devido ao avolumar de situações violentas envolvendo o toxicodependente, de 27 anos, o comandante da 1.ª Esquadra de Investigação Criminal passou mandados de detenção, fora de flagrante delito, para o suspeito.

ASSISTIDA NO HOSPITAL

A violência das agressões levadas a cabo sobre a mulher de 50 anos que, na sexta-feira ao final da tarde, foi esganada por ‘Varela’ na Mouraria levou a que a mesma tivesse de ser assistida no Hospital de São José, em Lisboa. A mulher chegou a perder os sentidos.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
È mesmo difícil compreender a nossa Justiça, lá isso è...:shy_4_02:


.
 
Topo