- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

O ministro do Fomento espanhol afirmou hoje que quer reunir-se com o seu homólogo português para analisar os contornos da decisão de Portugal suspender o projecto da ligação de alta velocidade entre Lisboa e a fronteira.
«Há que saber se Portugal tomou uma decisão de renunciar definitivamente à construção da alta velocidade ou se adia a decisão de construir a alta velocidade», afirmou José Blanco, em declarações à Rádio Nacional Espanhola (RNE).
«Assim que se constitua o novo Governo português, manterei uma reunião com o meu homólogo para clarificar uma série de projectos que temos entre os dois países e saber se esta é uma decisão definitiva ou, pelo contrário, se adia. Isto, claramente, condicionaria o que faremos em Espanha», afirmou.
Blanco recordou que a decisão de Portugal ocorre a pouco meses da UE decidir sobre as novas linhas transeuropeias prioritárias e que a linha entre Lisboa e Madrid se insere nas linhas transeuropeias prioritárias.
«O projecto do AVE Madrid-Extremadura-Lisboa é um projeto europeu, com financiamento europeu e integrado numa rede transeuropeia e essa decisão condiciona também os recursos para essa linha de alta velocidade», afirmou.
«Há que saber se Portugal vai continuar a defender esta infra-estrutura e assim se mantêm as redes transeuropeias prioritárias», disse ainda.
Lusa/SOL