Portal Chamar Táxi

Espanha tem de pedir remédios para salvar criança com difteria

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng4303737.jpg




Autoridades tentam descobrir a fonte do contágio. Doença não é detetada há décadas em países desenvolvidos, mas não está erradicada. Especialistas dizem que vacinação é essencial.
Um rapaz de seis anos está internado num hospital em Barcelona, Espanha, com um diagnóstico de difteria, uma doença que não era identificada no país desde 1987. Segundo o Departamento de Saúde da Catalunha, a criança não estava imunizada contra a doença - que tem taxas de vacinação entre 90% e 95% no país - porque os pais opõem-se à vacinação. A criança está em estado crítico e o caso é ainda mais grave porque Espanha já não tem remédios contra a doença. Tiveram de vir da Rússia, processo agilizado pelo próprio embaixador Yuri Korchagin.



Os primeiros sintomas surgiram no dia 23 de maio: mal-estar generalizado, dores de cabeça, febre e amígdalas inflamadas. Mas o rapaz só foi levado para o hospital de Olot (Girona) cinco dias depois, quando o seu estado se agravou, tendo surgido, nesse mesmo dia, suspeitas de que se tratava de difteria. Quando o diagnóstico foi confirmado, a criança foi transferida para o Hospital Universitário Vall D"Hebron, em Barcelona, onde permanece internada nos cuidados intensivos em "estado muito grave".



dn


 
Topo