- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 48,710
- Gostos Recebidos
- 1,153
Depois de escovar os dentes, termina sempre a lavagem com o uso do elixir oral? Poderá achar que é algo benéfico, mas na verdade o uso recorrente e prolongado pode estar a afetar a sua saúde de diversas formas. Um especialista alertou para os riscos que pode estar a correr.
O 'website' Only My Health falou com o especialista em ortodontia Raju Biswas para perceber melhor os efeitos do uso do elixir oral após a escovagem dos dentes.
"Os elixires tanto matam as bactérias boas quanto as más. É uma boa prática eliminar as bactérias más da boca, mas matar todas as bactérias pode desequilibrar a nossa microbiota oral", começa por dizer o especialista.
Em causa estão alguns dos ingredientes que estes produtos usam, como é o caso do álcool ou da clorexidina "Pode manchar os dentes, aumentar a formação de tártaro e alterar a perceção do paladar."
Os perigos do uso de elixir oral
Por outro lado, além de afetar as bactérias da boca, pode afetar ainda os intestinos. "É basicamente antibacteriano e mantém a higiene oral em dia. Se a saúde oral estiver boa, a digestão também estará. Portanto, pode não ser totalmente prejudicial à saúde intestinal, mas é preciso ter algum cuidado."
A redução das bactérias orais benéficas, a alteração da composição da microbiota intestinal e a absorção reduzida de nutrientes são alguns dos riscos de usar em demasia o elixir oral para cuidar da sua higiene.
Recomenda evitar o uso de elixir à base de álcool. "Podem causar sensação de ardor, além de alterações na saliva. Pode causar alterações na estrutura microbiana das cavidades orais. Existem muitos micróbios benéficos e estes podem ser afetados devido a este tipo de elixir."
Em vez disso, sugere o uso de algumas alternativas mais naturais que acabam por não afetar tanto as bactérias saudáveis. "Algumas alternativas naturais passam pela água morna. Quem não tem problemas como hipertensão, também pode juntar sal", sugere o especialista.
Entre outras alternativas, sugere usar açafrão, limão, cravinho, óleos essenciais, água com aloe vera ou vinagre de maçã. São tudo opções mais naturais que não têm um impacto tão negativo como o elixir.
IN:NM
