• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esphome no ubuntu

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Bem meus amigos eu tenho o esphome instalado no Home assistant até aqui tudo bem.

Este final de ano quis colocas todos os meus dispositivos com o esphome,shellys,sonofs,tuyas e alguns nodemcs e wemos.

Entao quando comecei tive um problema pk quando comecei a compilar ficava mt lento e até me reniciava o Homeassistant que está instalado numa VM no proxmox.

Fui até ao site do esphome https://esphome.io e criei entao um container no proxmox com o ubuntu e segui este tuturial https://esphome.io/guides/installing_esphome.html#linux e instalei o esphome no ubuntu.
A seguir para ter o dashboard(gui) do esphome foi só lançar estes comandos:

Código:
source venv/bin/activate
esphome dashboard config/

E tudo ficou bem bastou colocar o ip do container e da porta
Código:
ipcontainer:6052

Mas existe um problema fexando a consola fico sem o dashboard,entao criei os files que deixo para o serviço iniciar em backgroud e sempre que o container renicia.


Script:

Código:
#!/bin/bash


source venv/bin/activate
esphome dashboard config/


Depois criam um file em /etc/systemd/system com um nome a vossa escolha .service :

Código:
[Unit]
Description=ESPHome Dashboard Service
After=network.target


[Service]
Type=simple
User=root
WorkingDirectory=/root
ExecStart=/root/start.sh
RestartSec=30
Restart=on-failure


[Install]
WantedBy=multi-user.target

A seguir dao os comandos:

Código:
systemctl enable nome_que_escolheram
systemctl start esphome nome_que_escolheram

E ficam com o esphome fora do Homeassistant e conectado na mesma ao mesmo e com um container dedicado só para o efeito.

esphome.jpg
 
Topo