Portal Chamar Táxi

Espiões britânicos viram 'e-mails' de jornalistas dos principais meios internacionais

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
ng3865130.jpg



As mensagens de correio eletrónico estavam centralizadas e disponíveis na intranet da GCHQ.
A agência de espionagem eletrónica britânica, GCHQ, espiou mensagens de correio eletrónico de jornalistas de alguns dos principais meios de comunicação internacionais, informou o diário The Guardian na segunda-feira.

A notícia precisou que os meios espiados foram a BBC, The Guardian, Le Monde, NBC, The New York Times, The Sun, Reuters e o Washington Post.
As mensagens de correio eletrónico dos jornalistas estavam entre as 70 mil reunidas em 2008 em menos de 10 minutos por este serviço britânico equivalente à norte-americana Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), segundo a análise efetuada pelo The Guardian aos documentos revelados pelo antigo subcontratado das informações norte-americanas, Edward Snowden.
As mensagens de correio eletrónico estavam centralizadas e disponíveis na intranet da GCHQ.
A agência de espionagem considera os jornalistas "uma ameaça potencial à segurança", ainda segundo documentos citados pelo The Guardian, designadamente uma nota interna com recomendações de segurança, que equiparava jornalistas de investigação a terroristas e piratas informáticos.



dn


 
Topo