kokas
GF Ouro
- Entrou
- Set 27, 2006
- Mensagens
- 40,722
- Gostos Recebidos
- 3
![]() |
Merkel mostrou-se irritada com novas alegações de espionagem norte-americana envolvendo a Alemanha |
Revelações de que um operacional, de 31 anos, dos serviços de informações alemão era suspeito de espionagem a favor dos EUA reacenderam as suspeitas entre Berlim e Washington, depois de em 2013 ter sido divulgado que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês) dos EUA escutava as chamadas do telemóvel da chanceler Angela Merkel.
A chefe do governo alemão, que ficou furiosa na anterior polémica germano-norte-americana suscitada pelas revelações do ex-colaborador da NSA Edward Snowden, disse, durante a visita que está a fazer a Pequim, que "vai ser um caso sério", se as notícias forem verdadeiras.
Washington, conforme é prática sobre questões de espionagem, declinou fazer qualquer comentário. Mas anunciou novos esforços para impedir que o incidente perturbe outra vez as relações com a Alemanha.
"Estamos a trabalhar com a Alemanha para resolver esta questão de forma apropriada", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
"A relação dos EUA com a Alemanha é incrivelmente importante", disse Earnest, acrescentando que "esta parceria é construída no respeito e baseada em décadas de cooperação e valores partilhados".
jn