• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Está a ver aqueles mini botões nas calças de ganga? Servem para isto

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,565
Gostos Recebidos
809
naom_6436c99eb7f1e.jpg


Certamente já se terá questionado sobre a utilidade destes 'misteriosos' botões nas extremidades dos bolsos das calças de ganga. Mas desengane-se se julga que a sua função é enfeitar. São mais importantes do que imagina.






Na realidade, como explica o portal UOL, estas tachas chamam-se rebites e foram patenteados há quase 150 anos. A origem desta peça circular de metal remonta a 1870, quando os mineiros, por exemplo, usavam calças de ganga para trabalhar. No entanto, pelo facto de se tratarem de trabalhos muito pesados, as calças tinham pouca durabilidade.





Foi então que Jacob Davis, que trabalhava como alfaiate no Nevada, Estados Unidos, teve a ideia de usar um rebite para que as calças de ganga não se rasgassem ou desfizessem em certas zonas após algum tempo de uso. A solução teve tanto sucesso que este emigrante letão abriu um negócio depois de contatar o então vendedor de tecidos Levi Strauss, que criou a marca das famosas calças de ganga Levi’s.


A patente viria a ser registada em 1873, dois anos depois de a ideia ter sido testada pela primeira vez, e as calças continuam a ser fabricadas assim até hoje. O primeiro lote de calças tinha como código o número 501, que acabou por tornar-se o modelo mais clássico da empresa, o Levi's 501.

IN:NM
 
Topo