- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,508
- Gostos Recebidos
- 1,023

Talvez seja melhor pensar duas vezes antes de adicionar refrigerantes ao seu carrinho de compras.
Novos estudos mostram que as bebidas açucaradas não só aumentam o risco de doenças graves, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2, como também estão associadas a centenas de milhares de mortes todos os anos.
Um estudo publicado na Nature Medicine analisou os dados globais sobre as bebidas com açúcares adicionados consumidas ao redor do mundo, bem como prevalência de diabetes e doenças cardiovasculares.
A nível global, os investigadores descobriram que 2,2 milhões de novos casos de diabetes tipo 2 e 1,2 milhões de novos casos de doenças cardíacas em 2020 foram atribuídos a bebidas açucaradas - o que representa cerca de 1 em cada 10 novos casos de diabetes tipo 2 e 1 em cada 30 novos casos de doenças cardíacas.
Além disso, também estimaram que cerca de 340 mil pessoas morreram em 2020 com diabetes tipo 2 e doenças cardíacas relacionadas com as bebidas açucaradas.
O problema é particularmente grave na América Latina e no Caribe, que apresentaram o maior número de casos de doenças cardíacas relacionadas com estas bebidas. O estudo também examinou a demografia dos mais afetados por bebidas açucaradas, e revelou serem os jovens adultos do sexo masculino com ensino superior em áreas urbanas.
É importante lembrar que a análise deste estudo foi de observação. Portanto, os investigadores não podem afirmar que as bebidas com açúcares adicionados causam diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Podem apenas estimar um impacto maior.
IN:NM