Portal Chamar Táxi

Estado Islâmico prepara-se para tomar Kobani

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
550

Os «jihadistas» do Estado Islâmico estão perto de tomar o controlo de uma cidade estratégica síria, Kobani. Situada junto à fronteira com a Turquia para onde já fugiram milhares de famílias, a cidade com maioria curda vive encurralada entre a guerra civil na Síria e a ameaça crescente do Estado Islâmico, que quer juntar a Síria e o Iraque como um grande estado muçulmano de valores extremistas.

Kobani, pode ser, por isso, uma vitória estratégica dos «jihadistas», ao lado da Turquia, o país que fica, por seu turno, encurralado entre a Síria em guerra há três anos e a Europa.

Um oficial curdo de Kobani lamentou à CNN o ponto a que a situação chegou e o êxodo da sua população. «Temos medo, mas temos que defender as nossas casas, a nossa cidade» e acrescentou ainda: «Não escolhemos esta guerra, mas estamos obrigados a lutar».

O Estado Islâmico conseguiu avançar no terreno, apesar dos ataques aéreos perpetrados pelos estados Unidos e os aliados. O povo de Kobani «agradece aos aliados, mas os esforços não são suficientes», concluiu um membro da Unidade de Proteção do Povo Curdo.

Apesar dos Estados Unidos não estarem no terreno, há aparentemente uma baixa a registar. Um militar de 21 anos desapareceu e foi declarado morto depois do caça em que seguia se ter despenhado no Golfo Pérsico.



tvi24
 
Topo