- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,652
- Gostos Recebidos
- 1,227
A alimentação pode ser responsável por vários problemas de saúde. Existem escolhas que acabam por afetar alguns órgãos e é preciso ter alguma atenção com as quantidades. Existe um alimento que é mesmo o pior para a saúde das suas artérias. O aviso é deixado por um cardiologista.
A pressão alta e o colesterol são alguns dos problemas mais comuns associados à saúde das artérias que são responsáveis pelo transporte oxigénio para todo o organismo. Sem este trabalho, vários órgãos do corpo podem acabar por não funcionar da melhor forma.
Estelle Jean é cardiologista e à revista Parade revelou qual o pior alimento que está a consumir que acaba por afetar, e muito, as suas artérias. A especialista deixa o aviso sobre os alimentos frios processados que muitas vezes coloca em sandes.
“Do ponto de vista de um cardiologista, os alimentos frios processados são um dos alimentos mais prejudiciais à saúde das artérias no dia a dia. São ricos em sódio, gordura saturada e conservantes químicos, que danificam o revestimento dos vasos sanguíneos”, começa por dizer Estelle Jean.
Pior alimento para as artérias
O consumo recorrente pode levar à inflamação das artérias que pode resultar num ataque cardíaco ou até num AVC. “Há também fortes indícios de que pessoas que consomem muita carne processada têm um risco maior de morrer de doenças cardíacas. Na minha prática clínica, vejo frequentemente pacientes que acham que se alimentam de forma saudável, mas não percebem que o consumo regular destes alimentos frios pode prejudicar silenciosamente a saúde do coração.”
Como alternativa, sugere outros alimentos que também ficam bem em sandes, onde normalmente coloca este tipo de processados. Poderá juntar, por exemplo, frango ou peru assados, peixes como atum e salmão,húmus, feijão, lentilhas e tofu.
“Substituir carnes processadas por alimentos integrais e minimamente processados, mesmo que apenas alguns dias por semana, pode reduzir a pressão arterial, melhorar o colesterol, diminuir a inflamação e reduzir significativamente o risco de ataque cardíaco”, continua a especialista.
Cardiologista recomenda cinco alimentos para desobstruir as artérias
alimentação tem um papel crucial na saúde do seu coração", afirma o cardiologista Roque Savioli. Na rede social Instagram, o médico escreve que "o chocolate, por exemplo, pode ser um aliado do seu coração, desde que seja do tipo certo e consumido na quantidade ideal".
Com isto em mente, eis cinco alimentos que, segundo Savioli, ajudam a limpar artérias naturalmente:
1- Sardinha
Savioli realça que é um peixe rico em ómega-3 e coenzima Q10, "protetores do seu coração". "Dica: consuma peixe duas vezes por semana", acrescenta.
2- Beterraba
O médico explica que este tubérculo, com um sabor levemente adocicado, é "um vasodilatador natural que regula o fluxo sanguíneo" e "desperta o óxido nítrico no seu organismo". Roque Savioli sugere o consumo de beterraba crua e em sumos.
3- Couve
"Folha potente, rica em magnésio, aliada da proteção cardíaca e contra dores." Pode consumi-la crua, refogada ou em sumos.
4- Chocolate (70% cacau)
O cardiologista lembra que, "além de reduzir a vontade de comer doces, protege o seu coração". "Pode comer 30 gramas por dia", diz.
5- Batata yacon
É, como recorda Roque Savioli, "a batata dos diabéticos". "Possui poder antioxidante e também cuida do seu coração."
IN:NM
