Portal Chamar Táxi

Informação Este é o pior queijo para a saúde intestinal, dizem gastroenterologistas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,877
Gostos Recebidos
1,195
naom_691ef333abcf8.webp


O melhor é ir ao seu frigorífico e ver todos os queijos que tem guardados. Pode estar a afetar a sua saúde intestinal sem saber. Alguns gastroenterologistas revelaram qual é o pior queijo para a sua saúde intestinal. O melhor é evitar e optar por outra variedade.


"Embora alguns queijos não sejam ideais para a saúde do coração, outros podem influenciar a microbiota do estômago e dos intestinos", conta a gastroenterologista Ekta Gupta à revista Parade.


Revela ainda que existem algumas opções que podem levar ao aumento de peso e levar a uma alta ingestão de sal, o que afeta os rins e até leva à inflamação em geral. A moderação é sempre a chave uma vez que "o queijo processado possui algum valor nutricional, é fonte de cálcio, proteína e algumas vitaminas", continua a gastroenterologista.





Afinal, qual é o pior queijo para a saúde intestinal?


"Opções altamente processadas e com alto teor de sal são as piores. Isso inclui o queijo ralado e até fatias de queijo que sejam aromatizadas de algum forma", diz Ekta Gupta.


"Quando se trata de saúde intestinal, queijos processados, como o queijo americano [ou queijo fundido] estão entre as piores opções. São ricos em gorduras saturadas, sódio e emulsificantes, que podem alterar o microbioma intestinal e contribuir para inflamação e inchaço", explica Ritu Nahar.


O pior queijo para quem tem colesterol elevado


Quem costuma ter os valores de colesterol elevados, deverá ser cuidado com o consumo de um queijo em específico. É dos piores que pode ter em casa.


A dieta acaba por ser um dos pontos a ter em conta. Alguns podem ser consumidos com moderação. "O queijo é rico em gordura saturada, o que pode aumentar o colesterol mau", começa por dizer à revista Parede, a dietista Keri Gans


"Com o tempo, níveis elevados de colesterol podem aumentar o risco de doenças cardíacas. A necessidade de controlar o consumo de queijo pode variar muito de pessoa para pessoa e depender de diversos fatores, como predisposição a doenças cardiovasculares e hábitos alimentares em geral", continua a dietista Jessica Cording.


Ainda assim, existe um queijo com que se deve preocupar em particular. É o que faz pior aos níveis de colesterol. "O queijo brie é rico e cremoso, com alto teor de gordura saturada, por isso é melhor consumi-lo ocasionalmente", explica Tara Gidus Collingwood.


É esta gordura saturada que pode acabar por aumentar os níveis de colesterol mau. "A sua textura macia e sabor suave também podem fazer com que seja fácil comer mais do que se imagina." Uma porção de 28 gramas pode conter até 7,5 gramas de gordura, cinco que quase cinco gramas são de gordura saturada.


Diz que também não é problemático consumir uma ou outra fatia de vez em quando, "mas porções frequentes ou grandes podem ter um impacto significativo no colesterol", continua a especialista.

IN:NM
 
Topo