- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,588
- Gostos Recebidos
- 1,116

Para os doentes oncológicos submetidos a tratamentos de quimioterapia os alimentos gelados estão entre os mais apetecíveis, já que ajudam a combater náuseas, vómitos e a falta de paladar – efeitos típicos desse tipo de terapia – abrindo até o apetite dos pacientes.
Como tal, uma equipa de investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um gelado especial que pudesse ser apreciado por estes indivíduos.
O alimento contêm whey protein isolado (proteína de soro de leite), azeite (sem odor) e açúcar orgânico rico em fibras.
“Produzimos um produto de alta densidade calórica, algo necessário para esses doentes, mas à custa de proteína e gordura de boa qualidade”, conta a nutricionista Raquel Kuerten.
A guloseima, aliada da boa nutrição nessa fase difícil, foi aprovada por pacientes do Hospital Universitário da UFSC, também no Brasil.
IN:NM