• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estudo da biodiversidade do banco de Gorringe é o objectivo da LusoExpedição OLYMPUS

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
3,773
Gostos Recebidos
0
Pelo 3º ano consecutivo diversas Universidades portuguesas e europeias embarcam de 6 a 15 de Junho numa expedição oceanográfica a bordo do navio Creoula da Marinha Portuguesa. A LusoExpedição OLYMPUS 2008, organizada pela Universidade Lusófona, vai levar equipas de mergulhadores às profundezas do Banco do Gorringe situado entre Portugal Continental e o arquipélago da Madeira.

Nesta missão embarcam biólogos marinhos, oceanógrafos, químicos e cerca de 30 estudantes universitários com um objectivo comum: estudar a biodiversidade de um local onde poucos tiveram o privilégio de mergulhar. Segundo a organização da LusoExpedição OLYMPUS 2008 os investigadores a bordo estão interessados em temas tão diversos como as alterações anuais na fauna e flora destas montanhas submarinas ou a possibilidade de utilizar os venenos produzidos por diversos organismos marinhos em biomedicina.

O Dr. Manuel Pinto de Abreu, coordenador desta missão e Vice-Reitor da Universidade Lusófona, referiu que “depois das 2 edições anteriores, que se pautaram por um enorme sucesso, continuamos este ano com uma missão de caracterização de zonas remotas do mar Português, numa altura em que se está a aproximar a data de entrega do projecto que vai permitir expandir o território marinho sob jurisdição portuguesa nas Nações Unidas em 2009”. A conjugação de esforços de investigadores de Universidades que cobrem todo o território nacional, desde o Algarve ao Porto, passando pelos Açores já teve expressão em publicações científicas internacionais e os organizadores afirmam que esta missão ainda não atingiu todo o seu potencial.

Sendo um evento científico de grande magnitude, conseguimos captar o interesse da empresa Olympus, que dentro do seu portfólio de produtos, tem uma vasta variedade de equipamento óptico, médico e científico, que serão utilizados durante as actividades de pesquisa. A Olympus Portugal patrocina esta expedição, a fim de mostrar o seu empenho no apoio à ciência e desenvolvimento Português.

Universidade Lusófona
 
Topo