Portal Chamar Táxi

Estudo da CE alerta para Perigos das Luzes de Natal

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Estudo da CE alerta para Perigos das Luzes de
UE_logo.jpg
Natal


Um estudo da Comissão Europeia (CE) revela que 30% das luzes de Natal apresentam riscos óbvios e directos de incêndio ou de choque eléctrico. A Comissária Europeia responsável pela defesa dos consumidores, Meglena Kuneva, declarou que as conclusões do estudo constituem um importante alerta e deixou conselhos aos consumidores.Em comunicado, a CE adianta que “uma em cada três séries de luzes de Natal testadas num estudo de vigilância do mercado efectuado sob a direcção da Comissão Europeia apresentava um risco directo de incêndio e de choque eléctrico”. Isto significa que “em 30,4% das grinaldas luminosas investigadas foram detectados problemas graves de incumprimento”.
Perante estes resultados, Meglena Kuneva, Comissária Europeia responsável pela defesa dos consumidores, instou os países membros da União Europeia (UE) a redobrarem esforços para fazer cumprir as normas de segurança e convidou a indústria a proceder aos seus próprios controlos.
Quanto aos consumidores, Meglena Kuneva recomendou atenção, salientando a importância de comprar as luzes de Natal a comerciantes idóneos; de nunca deixar as luzes de Natal acesas quando estiverem a dormir ou fora de casa; e, à menor suspeita de problemas eléctricos ou mecânicos, a Comissária aconselha a devolver as luzes, apresentando uma reclamação no loja onde foram compradas.
O relatório expõe as conclusões de um projecto conjunto de vigilância do mercado que envolveu as autoridades de cinco Estados-Membros - Hungria, Alemanha, Eslováquia, Eslovénia e Holanda - assim como a CE. As amostras de grinaldas luminosas visavam averiguar o cumprimento de mais de 20 requisitos administrativos e técnicos, apresentando resultados negativos em mais do que um parâmetro.
Data: 09-12-2009
Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com CE
 
Topo