• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Estudo revela que velociraptors tinham penas

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Um estudo divulgado hoje pela revista "Science" constatou que os velociraptors, dinossauros que povoaram a Terra há mais de 80 milhões de anos, tinham penas, mas não podiam voar.


"Eles eram muito pesados e não tinham a força de que necessitavam para vencer a gravidade", afirmou à Efe Alan Turner, paleontólogo do Museu Americano de História Natural e autor do estudo.


O cientista acrescentou que é possível que os ancestrais desses animais tenham sido pássaros ou aves.


Até agora se sabia que muitos dos dinossauros tinham penas, mas esta hipótese nunca foi confirmada no caso dos velociraptors, até que se descobriu um fóssil desse animal na Mongólia, em 1998.


Segundo Turner, a análise do fóssil revelou indícios claros de cálamos de penas secundárias. "A descoberta destes cálamos no velociraptor demonstra, de um modo conclusivo, que ele tinha penas.


Isto é algo que suspeitávamos, mas que nunca tínhamos conseguido provar", ressaltou.


Turner esclarece, no entanto, que o fato de não possuir estes cálamos não prova que um dinossauro não tivesse penas.


Por outro lado, segundo o cientista, esses dinossauros eram muito menores que os que aparecem em Jurassic Park, filme de Steven Spielberg.


O velociraptor do estudo tinha uma altura de pouco menos de 1 metro, 1,5 metro de comprimento e pesava ao redor de 15 quilos.


Os autores da pesquisa afirmam que é possível que os ancestrais do dinossauro tenham perdido a capacidade de voar, mas mantiveram as penas.


No velociraptor, as penas poderiam ser úteis para proteger os ninhos, controlar a temperatura e manter o equilíbrio quando corriam.


Segundo Mark Norell, curador da Divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural, quanto mais se sabe destes animais mais se confirma que, "basicamente, não há diferenças entre os pássaros e dinossauros como o velociraptor".


.
 
Topo