Portal Chamar Táxi

Notícias EUA anunciam sanções contra iranianos por morte de ex-agente do FBI

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
54,455
Gostos Recebidos
1,527
EUA anunciam sanções contra iranianos por morte de ex-agente do FBI

img_932x621uu2024-10-08-23-54-45-1765260.jpg


"Todos desempenharam um papel no rapto e provável morte do senhor Levinson", defende o Departamento do Tesouro norte-americano.

Os Estados Unidos anunciaram esta terça-feira sanções contra três oficiais dos serviços de informação iranianos pela morte do ex-agente do FBI Robert Levinson, que desapareceu no Golfo Pérsico em 2007.

"Hoje, os Estados Unidos vão sancionar três funcionários do Ministério da Inteligência e Segurança do Irão envolvidos no rapto, detenção e provável morte do ex-agente especial do FBI Robert A. Levinson", afirmou o Departamento de Estado norte-americano em comunicado.

"A nossa investigação está em curso e vamos procurar todas as opções disponíveis para responsabilizar o Irão", disse o diretor do FBI, Kash Patel, numa declaração separada.

Washington alega que Bob Levinson não estava a trabalhar para o Governo dos EUA na altura do seu desaparecimento, em março de 2017, na Ilha de Kish, situada perto da costa iraniana no Golfo Pérsico.

De acordo com a versão oficial, Levinson já estava reformado do FBI, a polícia federal, há cerca de 10 anos.

Contudo, de acordo com o jornal Washington Post, Levinson estava a trabalhar para a CIA e deveria reunir-se com um informador sobre o programa nuclear do Irão.

Em 2020, os Estados Unidos informaram que acreditavam que o Irão estava diretamente envolvido na provável morte de Levinson e já tinham imposto sanções iniciais contra dois outros altos funcionários dos serviços de informação.

As novas sanções anunciadas esta terça-feira têm como alvo três alegados oficiais dos serviços de informação iranianos: Reza Amiri Moghadam, Gholamhossein Mohammadnia e Taqi Daneshvar.

"Todos desempenharam um papel no rapto e provável morte do senhor Levinson, bem como nos esforços do Irão para ocultar ou obscurecer a sua responsabilidade", disse o Departamento do Tesouro norte-americano.

Correio da Manhã
 
Topo